Pular para o conteúdo principal

[Aleatórios] Como Ler Mais & Melhor

Oi! Saindo um pouco de livros, séries e filmes, hoje eu vim falar sobre esse que é o nosso grande amor: a leitura!
Que cada um tem um ritmo de leitura, todo mundo sabe. Mas qual é o leitor que não gostaria de ler mais e melhor? 
Pensando nisso, vim trazer algumas dicas que uso no meu próprio cotidiano como leitora, que me ajudaram e me ajudam bastante a me manter em dia com as leituras, os desafios e a diminuir a minha cada vez mais imensa lista de leitura desejadas.
São sete pequenas dicas que juntas, nos ajudam a ler mais e melhor. Vem saber mais!

Nós, leitores, já temos uma imensa vantagem: nós já gostamos de ler. Acredito que a leitura seja um gosto adquirido, ás vezes arduamente conquistado. O que pode nos faltar as vezes é algum desses sete pequenos detalhes, e nos vemos lendo menos, mais lentamente, com mais dificuldade. São dicas simples, mas que nos esquecemos ás vezes, principalmente os leitores que já começaram há alguns anos. 
Eu passo por isso de quando em quando, e foi em um desses momentos esse ano que comecei a pensar em um post para ajudar - e pra me lembrar quando passar por aquele terrível momento de ressaca literária.
Vamos as dicas!

1 - Não torne a leitura uma obrigação
Não tire a graça do seu hobby! Em meios a todos esses desafios, lançamentos, e a lista de leitura que aumenta a cada dia, em algum momento nos pressionamos a ler mais, e cada vez mais. Até concordo que uma certa dose de pressão é benéfica, como os desafios e maratonas, mas essa ~obrigação~ que nos impomos só serve pra uma coisa: deixar qualquer história sem graça. Em dez páginas em que o enredo fica um pouquinho lento, bate aquela impaciência do tipo "não-tenho-tempo-pra-isso-tenho-muita-coisa-pra-ler". Já me peguei nessa situação algumas vezes e tive que me dar uma sacudida mental e reafirmar o que deveria ser óbvio: eu leio porque eu gosto, nada me obriga a fazer isso. Se policie e não deixe a obrigação auto imposta tire toda a sua diversão de ler um bom livro!



2 - Saiba reconhecer seu momento literário
Um dos principais motivos que me fazem diminuir o ritmo da leitura é escolher um gênero que não combina com meu momento literário. Por experiência, sei muito bem que não adianta pegar um clássico quando quero mesmo é um livro leve e divertido, porque embora a maioria dos clássicos seja maravilhosamente escrita, são de leitura um pouco mais lenta. A melhor comparação que posso fazer é que os livros contemporâneos são como comida fast-food e livros clássicos estão mais pra comida gourmet - é um gosto adquirido e você não consome os dois da mesma forma, embora ambos sejam deliciosos. Saiba reconhecer o que você quer ler, pense a respeito levando em consideração suas últimas leituras e tenho certeza que vai dar tudo certo!



3 - Motive-se!
Não sei se acontece com todo mundo, mas comigo acontece de tempos em tempos, na verdade pelo menos duas vezes por ano: uma espécie de "bloqueio literário", acho que parecido com que os autores experimentam em um "bloqueio de escrita". Simplesmente não consigo ler nada, nenhum livro parece bom, nenhuma história parece interessante. Com o tempo aprendi (por tentativa e erro) que o melhor é ficar algum tempo em ~jejum literário~, normalmente 24h, e depois me motivar: parto para um read-a-thon, uma maratona, um desafio curto e pessoal; que me ajuda e muito a me colocar em dia. Meus preferidos são os read-a-thon de final de semana, que escolho alguns livros e me jogo na leitura, faço postagens no instagram (como essa, do último read-a-thon que fiz para me atualizar nas leituras do Clube Literário) e acompanhamento no goodreads: sempre dá um up ver meus resultados sendo conquistados.



4 - Dedicação é tudo
A leitura é uma ocupação muito digna e uma das gostosas em que posso pensar, mas como qualquer outra coisa, exige dedicação - blogueiros e vlogueiros entendem isso muito bem. Não é raro ter que deixar de fazer outras coisas, afinal, por mais livros que existam no mundo, o dia só tem 24 horas. Então, o jeito é fugir das distrações: desligue a internet, a tv, o Netflix; do twitter, do instagram e do facebook. Escolha um tempo pra leitura e se dedique a ele, no seu ritmo e sem apressar as coisas, mas levando a sério aquilo que você escolheu fazer e aquele momento que você separou só pra isso. 
Eu sempre me dou melhor quando leio com o computador desligado, e faço as atualizações (no instagram, no goodreads e no twitter) só pelo celular, por que me conheço e sei que nada me irrita mais do que ficar com um celular na mão. Mas, se esse não é seu caso, volte ao bom e velho método de anotar suas leituras e classificações pra só depois ficar online. Com o tempo, acaba virando hábito e hoje em dia, mesmo deixando o notebook ligado, eu praticamente esqueço que ele existe. Não deixe a internet se tornar seu inimigo de leitura!



5 - Desafie-se!
Essa dica é para leitores que, como eu, observam a rotina e a ~mesmice~ se infiltrar nas nossas leituras conforme os anos vão passando. Nesse ano completo 14 anos de leitora e já utilizei de vários artifícios para fugir disso, que incluem esse blog =)
Encontre algo pessoal que te motive a ler mais, varie seus gêneros literários, se proponha a ler algo diferente (como uma graphic novel ou uma biografia, por exemplo), participe de desafios e maratonas (ou faça o seu, pessoal e personalizado!), estabeleça uma meta anual no goodreads ou no Skoob. Desafie-se a ler aquele livro desejado naquele final de semana mais paradinho ou durante aquela viagem que você está programando. Pode ser algo pequeno, por que nesses momentos, tudo que você precisa é de um pequeno empurrãozinho!



6 - Tenha tudo sob controle
Sem organização, dificilmente você vai conseguir ler mais e melhor, e basta olhar na sua lista de leituras desejadas pra perceber. Então, a dica é: organize-se! Escolha alguns livros mais desejados na sua lista e distribua as leituras. Se você participa de um desafio, principalmente anual, divida suas leituras por mês ou semana, pra ter um certo controle do seu avanço.
Existem várias maneiras de fazer isso: online, através do goodreads ou Skoob, pelo próprio facebook (no seu perfil, em livros, existe uma área em que você pode acrescentar livros e classificá-los com 'estrelas'). Você também pode fazer download de aplicativos desses mesmos serviços online, e ter a praticidade do celular pra se organizar. Existe ainda a opção da boa e velha agenda (ou caderno), que eu gosto pelo motivo que: adoro escrever.
Eu utilizo todos os recursos acima, e ainda tenho o blog, por que sou naturalmente desorganizada e minha memória é muito, muito ruim. São de grande ajuda pra mim e posso garantir que funciona mesmo pra ler mais e melhor!



7 - Organize seu tempo
O dia cada vez mais corrido e as inúmeras coisas que temos que fazer no dia a dia acabam nos roubando todo o tempo e toda a energia, e um livro que poderia ser um delicioso mergulho em outro universo acaba sendo um mergulho no sono mesmo. Saiba quanto tempo livre você tem durante a semana, e saiba colocar suas metas de acordo com sua disposição. Leve um livro (ou seu e-reader) com você em qualquer lugar, isso ajuda a aproveitar o tempo de ócio imposto pela sociedade, como filas de bancos e esperas em geral (como diria nossa diva Tati Feltrin). Se você é como eu e tem um estômago que não gosta nada de letrinhas em uma viagem, utilize os audiobooks! Descobri recentemente o quanto são legais, especialmente se você está aperfeiçoando outra língua. Reserve algum tempo do seu dia que seja mais tranquilo (universalmente conhecido por "uma hora antes de dormir") e avance na leitura, mesmo que seja um pouquinho. Afinal, de pouquinho em pouquinho você poderá ler cada dia mais!



Essas foram as dicas de hoje! Espero que sejam úteis para vocês e não se esqueçam de compartilhar mais sugestões para melhorar nosso desempenho de leitores! =D
Bjos & Até Mais.

Comentários

  1. Oi Mari, suas dicas vieram no momento certo.
    Estou tendo um bloqueio de leitura, acho que é pela responsabilidade das parcerias. Como tenho um prazo para ler, acabo ficando nervosa e não lendo nada, mesmo sabendo que tenho tempo suficiente para isso. Estou tentando me organizar a fazer as postagens da semana do blog todo domingo e já deixar programado, e dia de semana eu usar meu tempo para a leitura e faculdade (que anda bem puxada). Vou tentar começar a ler antes de dormir, porque tem dia que o que quero é só escutar música dentro do ônibus.
    Ahh, onde você pegou essas fotos que estão no slide quotes? achei lindas <3
    Beijos, Gabi
    www.reinodaloucura.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gabs!
      Eu sei bem como é ter esses bloqueios de leitura, tenho todos os anos :/
      Acho que você tá no caminho certo em tentar encontrar um tempinho pra ler, eu tento ler 100 páginas por dia, mas nem sempre consigo; se leio 50 já acho ótimo. De pouquinho em pouquinho dá pra chegar lá e ler bastante no mês, e de brinde afasta aquela sensação de desespero por não estar lendo nada! Hahaha.
      Vou torcer pra você conseguir mais tempo pra ler :D
      Essas imagens eu mesma faço, a maioria, ou encontro na internet por ai. Se você quiser baixar, entra no meu imgur: Imgur Mari The Reader Quotes
      Sempre posto as novas por lá :)
      Bjos!

      Excluir
  2. Adorei Mari. Eu já sou daquelas que não entra em desafios literários porque não gosto de ler livros com letra tal e tal porque não sei qual vai ser meu gosto em tal momento, então me obrigar a ler um livro de suspense quando quero ler romance vai me deixar parada totalmente. E quando quero ler menos sei que em outro dia terei que ler mais, então sempre busco livros mais agradáveis. Mas sempre tem uns que preciso ler por obrigação. Adorei o post.

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Greice!
      Eu preciso de um desafio e/ou de um read-a-thon pra sacudir minha monotonia literária de vez em quando! Hahaha. Mas entendo seu ponto de vista, em desafios muito pré-estabelecidos fica complicado, levo muito a sério meu "momento literário"; também empaco na leitura se tento sair muito do ritmo :)

      Excluir
  3. Oi Mari! Muito legal essa discussão. Eu também estou sempre pensando como ler mais. Meu sonho é ser aquelas pessoas que lêem 4 livros por semana!! A minha TBR iria agradecer!
    Não tornar a leitura uma obrigação é um baita conselho pra mim neste momento. Como comecei o blog a pouco tempo, às vezes me sinto obrigada a ler isso ou aquilo, ou pensar que eu "tenho" que escrever a resenha logo depois de ler... Coisas que nem passabam pela minha cebeça antes. Relaxar é importante, né? Se não pra que fazer :)
    Concordo contigo sobre se organizar! Nossa, como me ajuda ter uma TBR escrita, cheia de possibilidades pra eu escolher!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Raquel!
      Eu leio bastante rápido, e mesmo assim minha lista de leitura só cresce, oh God! :/ Hahaha. E eu realmente preciso de organização, melhorei bastante o ritmo depois que soube me programar melhor :D

      Excluir
  4. Ola, Mari!
    Eu son bastante lenta para leitura. Gosto de saborear cada pagina do livro, mais lejo en muitos lugares e situacaos, polo que podo ler entre un e dois livros cada semana.
    Beijinhos. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fiz um curso de leitura de velocidade há algum tempo e eu posso ler rápido, mas eu concordo com você: a leitura é só vale a pena si le puedo degustar!
      Besitos. :)

      Excluir
  5. Adorei as dicas estou anotando todas para seguir a risca hahaha
    Beijos
    Um Mundo Em Duas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, meninas!
      Que bom que gostaram! Olha, eu faço isso desde o começo do ano e está funcionando perfeitamente pra mim, estou lendo melhor, em mais quantidade e sem aquele desespero de saber qual é o próximo livro ou se estou dentro das minhas programações. Desafio sem organização não funciona pra mim não! Hahaha.
      Espero que funcione pra vocês também, me contem o que acharam depois de testar ;)

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

[Resenha] Na Natureza Selvagem (Livro & Filme)

Oi, gente! Esse resenha dupla que trago hoje é mais do que especial. Não só pelo livro ou pelo filme em si, mas também por se tratar de uma história real: a vida do jovem Chris McCandless, um leitor voraz e um sonhador que virou mochileiro e um belo dia resolveu largar tudo e explorar o Alasca, vivendo na natureza selvagem. É tão lindo e emocionalmente complexo que é difícil colocar em palavras, mas faço essa resenha simplesmente por que vocês precisam conhecer essa história! Vem comigo ;)

[Resenha] A Insustentável Leveza do Ser - Milan Kundera

Oi, queridos e queridas! Hoje vim trazer uma resenha de um livro muito especial, que é um dos meus preferidos e uma fonte inesgotável de quotes, que fiz questão de postar em imagens bem fofinhas pra vocês.  ♥  Em uma das minhas visitas mensais ao sebo amigo, encontrei essa lindeza e me joguei na leitura sem saber do que se tratava, apenas pela sinopse, que me conquistou logo de cara! A Insustentável Leveza do Ser é um livro pra ser lido e degustado; com aquele tipo de enredo que esconde pequenos e grandes dilemas morais, que nos levam a questionar tudo e a enxergar certas situações e sentimentos com outros olhos. Ou você pode apenas negar tudo isso e acreditar que não passa de um romance meio confuso sobre um casal que enfrenta problemas no relacionamento. Mas eu realmente recomendo que você procure busque a leveza e o peso que Milan Kundera escreve com maestria nesse livro. Uma das leituras mais tocantes que já fiz, e que faço questão de indicar, para que vocês leiam e se e

5º Desafio da Maratona Literária 2.0 - O Elenco Perfeito

Oi, gente! O quinto desafio da Maratona foi uma delícia de fazer!  O desafio é criar o elenco dos sonhos para a adaptação de um livro. A escolha dos personagens foi mais difícil do que a escolha dos atores! São tantos personagens legais que fica até difícil escolher só cinco, e pra isso contei com o principal critério de desempate: minha paixão pelo livro! Hahaha.