Pular para o conteúdo principal

[Aleatórios] O Maravilhoso Mundo da Internet

Oi, gente!
Hoje vim compartilhar com vocês, assim como nas outras postagens aleatórias, algumas das coisas mais legais que encontrei por aí, provando mais uma vez como é maravilhoso o mundo da internet.
Tem documentários, fotos, dicas de sites e muito mais! Afinal, nós nerds e bookaholics sabemos muito bem que a internet não se resume só a redes sociais ;)
Com tanta banalidade e inutilidade que nos deparamos online, é sempre bom lembrar que por inúmeros motivos, o mundo da internet é simplesmente maravilhoso. Vem comigo!



Documentário "O Futuro dos Livros"

Não é segredo pra ninguém meu amor pelos documentários, aqui no blog tem um post com os TOP 5 Documentários que eu mais gosto. Em uma das sugestões do próprio youtube me deparei com essa maravilha e gente, vocês tem que assistir!
O documentário, com o título original de "Out of Print" foi feito por Alberto Manguel,um escritor que é já foi responsável pelo maior prêmio literário da França e bff do nosso querido escritor Jorge Luis Borges. O documentário explora todo o nosso mundo: o da literatura, em todas as suas diversas formas, tanto no passado quanto no futuro. Eu fiquei maravilhada com esse documentário, que não só mostra a importância da leitura, como também nos transporta para épocas em que o consumo literário era totalmente diferente. Ainda, explora de forma magnífica a era que estamos vivendo agora, as diferentes plataformas e ferramentas de leitura, as diferentes formas de escrita. Espetacular é a palavra que melhor descreve, e super recomendo que vocês assistam; e um dos melhores documentários que já vi na vida e entrou definitivamente para a minha lista de favoritos. Ele é baseado no livro de Alberto Manguel, "Uma História da Leitura", que está disponível online e vocês podem encontrar nesse link, deixando bem claro que o link é do Copyfight, um site que tem direitos de Licença da Arte Livre. Se é mesmo ou não, quem sou eu pra dizer, mas o site é espetacular e conta com um acervo impressionante de livros e filmes, que vocês podem conferir nesse link. Em bom português, caso você seja o detentor dos direitos dessa obra, por favor entre em contato e o link será retirado do post. Desnecessário dizer que já entrou pra minha lista de leitura! Abaixo vocês podem conferir um quote do documentário que eu adorei e o próprio documentário, legendado.

"Ter o acesso negado a qualquer publicação é negar a nós mesmos
uma chance de realizar os nossos potenciais mais generosos de
nos tornarmos seres humanos livres e inquisitivos para quem
o mundo é um livro aberto."



Prêmio IgNobel

Eu gostaria de informar, senhoras e senhores, que esse é o prêmio mais legal que já foi inventado na história da humanidade, com a festa de celebração de entrega de prêmios mais incrível do mundo. O IgNobel premia cientistas, inventores e na verdade nerds em geral, por invenções que "primeiro façam as pessoas rirem, e depois façam as pessoas pensarem". Os prêmios vão de coleta simplificada de esperma nos bancos de coleta a sutiãs desmontáveis que se tornam uma máscara de gás. O IgNobel existe desde 1991 e já "premiou" mais de 300 "projetos" (você conferir a lista de todos os projetos premiados nesse link, organizado por ano, ou no site oficial). Não existe retorno monetário envolvido e os prêmios são variados, desde uma caixa de vidro com um martelo e um bilhete escrito "quebre em caso de emergência" a um bloco de madeira com uma dentadura falsa sobre um cilindro. A cerimônia ocorre na Universidade de Harvard e os prêmios são entregues em mãos por vencedores do prêmio Nobel com toda a pompa que a circunstância exige. Ou seja, usar um chapéu de pica pau quando
você fez um estudo sobre porque esses pássaros não tem dores de cabeça, mesmo martelando árvores todo dia, é totalmente ok; exatamente como fez Ivan Schawab em 2006. Eu tive que colocar a foto aqui porque é simplesmente awesome demais pra ficar de fora. E ah, em caso de vocês se perguntarem, o dr.Ivan descobriu que os pica-paus não tem dores de cabeça porque seus cérebros são condicionados dentro do crânio de forma totalmente diferente dos humanos. Um estudo aparentemente sem sentido, que acabou se tornando crucial para os pesquisadores e neurocirurgiões no combate a lesões cerebrais de vários atletas de futebol americano. Cumpre exatamente o proposto pelo Ig Nobel: primeiro rimos, e depois pensamos um bom tempo a respeito.
Existem vários vídeos na internet, infelizmente poucos legendados, mas deixo os melhores links que pude encontrar. Nesse link vocês podem acompanhar a cerimônia completa do ano passado (em inglês). Nesse link, legendado em português, Marc Abrahams, um dos criados do prêmio, nos mostra alguns exemplos e trechos de cerimônias. Recomendo fortemente com todas as estrelinhas possíveis!

Os 250 Melhores Filmes do Mundo - IMDb

Com vários desafios envolvendo filmes que inundaram a booksfera ultimamente, tenho visto alguns comentários de pessoas que não sabem por onde começar, e por isso mesmo, preferem não participar dos desafios. E eu entendo perfeitamente, porque depois de fazer a enorme lista do desafio aqui do blog, entendi que são muitos, mas muitos filmes mesmo! Hahaha.
Passeando por esse maravilhoso mundo da internet achei essa lista com os 250 melhores filmes do mundo, com os títulos em português. Então, essa dica vai pra você que quer se jogar no mundo dos filmes, mas não sabe pode onde começar: comece pelos melhores! :)
Alguns filmes da lista são pouco conhecidos, por isso mesmo pra quem já é fã da sétima arte, vale a pena conferir. Fica a dica!

Passeando na TARDIS

Sim, meus queridos nerds, você pode fazer um delicioso passeio pela nossa querida "Time and Relative Dimension(s) in Space", mais conhecida como TARDIS, no conforto da sua casa. 
A cabine fica localizada perto da estação de metrô Earl’s Court. Ao andar por ali com o Google Maps Street View, você encontra uma seta dupla que leva ao interior da cabine. Uma vez lá dentro, você tem uma visão de 360º graus do interior do painel de controle da TARDIS! Para encontrar, é só clicar aqui. Bom passeio e Allons y!


O Maravilhoso Arquivo do Maravilhoso Mundo da Internet

Acho que todos nós sabemos o quanto a internet é maravilhosa, e como elas nos auxilia no acesso a informação e cultura. Mas poucos sabem que existem arquivos raros, mesmo na internet, praticamente impossíveis de serem encontrados. E foi nesse pensamento que surgiu o Archive, um site com milhares de fotos, vídeos e imagens raras, onde é possível encontrar, por exemplo, essa edição de 2003 da revista Navy Medicine, da US Navy Bureau of Medicine and Surgery Office of Medical History Collection; que contem artigos como "Uma Enfermeira do Kansas Em Um Campo de Prisioneiros Japonês" e essa foto de capa de um cartaz pedindo doações de sangue durante a Segunda Guerra. O site é meio difícil de entender, mas cada minuto vale a pena!
Além disso, é possível encontrar filmes raros, como essa filmagem nos índios nativos das Filipinas em 1913 e o primeiro voo da Dole Air Race, uma das primeiras companhias a tentar voar sobre os oceanos em 1927, que resultou em uma tragédia com 10 mortos no total e nenhum voo completo (sobre essa história, você pode ler mais nesse link, em inglês; e a guisa de curiosidade, Amélia Earhart tentou a mesma rota de forma invertida em 1935 e conseguiu realizar o percurso Havaí-Califórnia). Mais interessante, impossível!

Bom, chega de nerdice por hoje! E nem precisa dizer que super aceito contribuições para explorar esse Maravilhoso Mundo da Internet: deixem nos comentários as dicas e sugestões, todos serão muito bem vindos!
Bjos & Até Mais ;)

Comentários

  1. Cara! Nossa que dica legal que você deu! Adorei a fotinha do Besouro Suco ali de cima, mas não lembro do nome do filme, passava sempre na seção da tarde. Agora este site Archive é o máximo e já favoritei aqui. Eu sou fascinada por fotos assim, antigas e de tudo quanto é coisa. Obrigada mesmooooooooooooooooooooooooooooo.

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Greice!
      Eu tenho vários desse tipo na minha barra de favoritos, sempre procuro essas nerdices na internet! Hahaha. Que bom que você gostou! \o/
      O Archive é um dos meus preferidos, também adoro fotos e principalmente vídeos antigos! Na próxima edição vou colocar o link para uma subdivisão do google imagens que tem só fotos antigas, acho que você vai gostar :D

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

[Resenha] Na Natureza Selvagem (Livro & Filme)

Oi, gente! Esse resenha dupla que trago hoje é mais do que especial. Não só pelo livro ou pelo filme em si, mas também por se tratar de uma história real: a vida do jovem Chris McCandless, um leitor voraz e um sonhador que virou mochileiro e um belo dia resolveu largar tudo e explorar o Alasca, vivendo na natureza selvagem. É tão lindo e emocionalmente complexo que é difícil colocar em palavras, mas faço essa resenha simplesmente por que vocês precisam conhecer essa história! Vem comigo ;)

[Resenha] A Insustentável Leveza do Ser - Milan Kundera

Oi, queridos e queridas! Hoje vim trazer uma resenha de um livro muito especial, que é um dos meus preferidos e uma fonte inesgotável de quotes, que fiz questão de postar em imagens bem fofinhas pra vocês.  ♥  Em uma das minhas visitas mensais ao sebo amigo, encontrei essa lindeza e me joguei na leitura sem saber do que se tratava, apenas pela sinopse, que me conquistou logo de cara! A Insustentável Leveza do Ser é um livro pra ser lido e degustado; com aquele tipo de enredo que esconde pequenos e grandes dilemas morais, que nos levam a questionar tudo e a enxergar certas situações e sentimentos com outros olhos. Ou você pode apenas negar tudo isso e acreditar que não passa de um romance meio confuso sobre um casal que enfrenta problemas no relacionamento. Mas eu realmente recomendo que você procure busque a leveza e o peso que Milan Kundera escreve com maestria nesse livro. Uma das leituras mais tocantes que já fiz, e que faço questão de indicar, para que vocês leiam e se e

5º Desafio da Maratona Literária 2.0 - O Elenco Perfeito

Oi, gente! O quinto desafio da Maratona foi uma delícia de fazer!  O desafio é criar o elenco dos sonhos para a adaptação de um livro. A escolha dos personagens foi mais difícil do que a escolha dos atores! São tantos personagens legais que fica até difícil escolher só cinco, e pra isso contei com o principal critério de desempate: minha paixão pelo livro! Hahaha.