Pular para o conteúdo principal

[TOP 5] Releituras Necessárias

Oi gente!
Hoje vim falar um pouco sobre releituras. Apesar de comum, pode ser incompreensível para algumas pessoas os motivos pelos quais os amantes da leitura insistem em livros que "não gostaram" (tá, às vezes é incompreensível pra mim também... hahaha). 
A verdade é que em algumas leituras fico com aquela sensação de "não é você, sou eu", e o pensamento de tentar aquela leitura novamente em um novo "clima literário" não sai da minha cabeça.
Hoje vim conversar com vocês sobre isso e eleger os TOP 5 Releituras Necessárias. Vem comigo!

Não sei se muitas pessoas compartilham desse sentimento, mas uma situação clássica em que ele ocorre são nas tão temidas leituras obrigatórias, seja para a escola, faculdade ou vestibular. Grande parte do meu amor pela leitura está na diversão, e tornar isso uma obrigação tira quase toda a graça da história e me faz meio que imediatamente começar a leitura com o pé esquerdo.
Outra situação que costuma acontecer bastante é pós ressaca literária. Não é sempre que acontece, mas quando acontece, me pega de jeito - chego a ficar em jejum literário por dias ou amargar várias páginas de leitura sofridas até minha mente entrar no ritmo de novo. E na maioria das vezes, coitadinho do livro!
Pensando nessas e em outras situações parecidas, e me preparando mentalmente para os desafios literários desse ano, fiz essa dificílima lista TOP 5 de livros que preciso reler e finalmente descobrir se o desgosto literário é mesmo pela obra ou era só a época errada para a leitura.
Sem mais delongas, vamos aos livros!

O Grande Gatsby - F. Scott Fitzgerald

Esse livro foi leitura obrigatória durante meus anos de ensino médio, e devo ter feito nada menos que umas três provas sobre esse livro; o que por si só era suficiente para estragar a leitura. Outro problema que tive foram as expectativas completamente equivocadas sobre o livro, que criei sabe-se lá porque; praticamente até a metade da leitura eu fiquei procurando a história que eu achava que ia estar lá ao invés de realmente ~ler~ o livro, sabe como é? Ninguém merece. 
Há poucos meses atrás, vagueando no youtube, encontrei esse vídeo do canal Literatura Fundamental: uma entrevista espetacular com a professora Maria Elisa Cevasco, e me dei conta que realmente preciso reler esse livro.
Outra coisa que torna essa releitura tão necessária é o filme, lançado em 2013, que até hoje não vi porque realmente quero reler o livro (você pode conferir o trailer legendado nesse link).


O Apanhador no Campo de Centeio - J. D. Salinger

Esse é um dos livros que mais tenho dúvida se gostei ou não. Não sei se já passaram por isso, mas é extremamente irritante chegar no final de uma leitura e não saber se afinal você amou ou odiou.
A obra não era leitura obrigatória, li por indicações dos canais literários que acompanho e porque gosto de clássicos. Mas acho que não estava esperando um estilo tão YA e acabei me decepcionando com a escrita. Não cheguei a abandonar o livro, mas foi quase, e terminei naquela indecisão e meio irritada. Definitivamente, um livro pra ser relido; com a cabeça aberta e já sabendo mais ou menos o que esperar, acho que a leitura será mais eficiente - e eu, menos irritada.
Uma das coisas que mais impulsionam para essa releitura em especial é a quantidade de resenhas positivas, em vários blogs - daqui e de fora. Preciso descobrir o que tem nesse livro que o povo gosta tanto! Hahaha.

Romeu & Julieta - William Shakespeare

Esse livro também foi um de leitura obrigatória, e pra piorar, da aula de Filosofia (que de longe era a matéria que eu mais odiava no ensino médio!).
Para complicar ainda mais a situação, esse livro é na verdade uma peça, e esse não é um dos meus gêneros preferidos de escrita. A única peça que li foi A Ratoeira, da Agatha Christie; e apesar de ser uma das minhas autoras favoritas, a leitura em si me trouxe algumas dificuldades inesperadas. Os nomes dos personagens e a  descrição dos cenários acabavam me tirando o foco da história em si, e em muitos pontos da narrativa eu ficava perdida, foi uma confusão.
William Shakespeare, ao contrário da Agatha Christie, não tem uma escrita das mais fáceis, sem mencionar que o vocabulário em si também não ajuda.
Apesar de tudo isso, também pretendo dar uma segunda chance e reler pelo menos Romeu & Julieta. Me desejem sorte!

Pollyanna - Eleanor H. Porter

Nessas minhas andanças nos bookblogs da vida, li um comentário que não me saiu da cabeça. Comentando sobre a inundação de YA no mercado literário, uma visitante comentou: "Ah! Que pena que os jovens de hoje em dia não tem mais livros como Pollyanna pra ler!", e eu imediatamente concordei. Mas depois me vi tentando - por dias - me lembrar de qual era o enredo do livro, e nada =(
Logicamente que eu não me lembro, porque segundo minhas fontes (a.k.a minha mãe) eu tinha uns 14 ou 15 anos quando li aesse livro, já se foram muitos verões e muuuuitos livros!
Apesar de não lembrar da história, me lembro que me agarrei nesse livro por dias seguidos, e tive muitas conversas legais com a minha mãe sobre ele. Foi um livro que marcou a minha adolescência.
Com certeza precisa ser relido, e mal posso esperar pela sensação de relembrar meus primeiros anos de leitora, nem que for um pouquinho!

O Nome da Rosa - Umberto Eco

Em mais um caso grave de amnésia literária (deve ser a idade), esse é mais um livro que me lembro de ter lido e não me lembro absolutamente nada da história.
Tive um professor de redação meio maluco (beijos, prof.Marcelo!) que pediu uma redação a respeito de um dos capítulos desse livro. Eis o porque da minha certeza de ter lido (sou nerd desde que nasci, praticamente) e também da minha perplexidade em não lembrar nada da história.
O livro tem excelentes resenhas positivas espalhadas pela blogsfera literária e um excelente filme (que já vi), e uma das minhas ideias é encaixar essa leitura dentro do desafio Livros & Filmes, que está dentro do Reading Challenge 2015 - metalinguagem, baby!
Além disso, é uma questão de honra fazer essa releitura e com o grande bônus de ter a mente completamente limpa de pré-conceitos do enredo. Me aguarde, Umberto Eco!


E esses foram os meus livros escolhidos no TOP 5 Releituras Necessárias! E vocês, também fazem releituras? Me contem nos comentários!
Bjos & Até Mais ;)

Amnésia Literária: o novo mal do século para leitores de meia idade

Comentários

  1. Eu normalmente sou contra reler/rever algo, por questão de que poderia usar esse tempo para o que ainda não conheço. Mas claro que alguns materiais (filmes/livros/quadrinhos/etc) são muito bons, e vale a pena ser revisitados.
    Eu revisitaria alguns livros que li quando era mais novo, para ter uma outra visão agora, como César, ou mesmo livros que li a edição juvenil, e pegaria a versão 'hardcore', como O Médico e o Monstro.

    Beijos,
    Thiago - Blog GentleGeek

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thiago, eu sou fã de releituras esporádicas das séries que eu mais gosto, nem sei quantas vezes reli As Crônicas Vampirescas, os dois livros de A Crônica do Matador do Rei, sem mencionar Harry Potter... Hahaha. São como livros conforto pra mim, sempre me animam quando eu leio e eu sinto saudades dos meus personagens preferidos ❤.
      Mas esses que citei são casos diferentes porque ou eu não me lembro de nada do que li ou pior, eu lembro mas não sei se gostei ou não. Nesse caso, tem que ter releitura, não tem jeito! Hahaha.
      Um dos projetos que tenho (depois de acabar os 20392083231 que já estou fazendo!) é reler meus livros da época de iniciante no mundo da leitura, exatamente como você disse, pra ter outra visão da história. Alguns, como Pollyana, fazem grande parte da minha adolescência, e tenho certeza que vou amar reler! :D

      Excluir
  2. Eu sofro desse mal também, se o livro começa a 'enrolar' muito na minha mão e a leitura não fluir eu troco. E penso que isso pode acotnecer pelo momento, ou talvez porque realmente não houve empatia com a narrativa, com a história, não sei.
    Tento insistir algumas vezes, mas pelo menos de um deles já desisti pra sempre. Até passei o livro adiante... Foi 'O Xangô de Baker Street'. Não vai!
    Agora tenho outros nessa fila de nova chance lá na estante, esperando por serem amados (rs), e um deles também é o Grande Gatsby.
    Mas vamos lá... acho que vale tentar mais um pouco antes de abandonar de vez!

    Bjs
    MaH
    *.*

    @oquedissealice
    http://oquedissealice.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, MaH!
      Isso acontece comigo também, com alguns livros fico com a sensação que estou lendo há duas horas e só li dez páginas... hahaha. Eu insisto ao máximo porque detesto abandonar livros, e já tive algumas boas surpresas, em que no final o livro era bom. Mas, como você, eu já desisti de livros sem nem olhar pra trás, e um deles foi O Mundo de Sofia.
      O Xango de Baker Street eu li, apesar das muitas críticas não muito favoráveis que li por aí, e apesar de ter conseguido ler até o final, achei o livro muito fraco: esperava mais do autor!
      Vamos nos jogar em O Grande Gatsby e ver o que achamos dessa vez, né! Hahaha. Se você também tem esse sentimento te recomendo o vídeo que citei no post, realmente me ajudou a sentir vontade de ler outra vez! :)

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

[Resenha] Na Natureza Selvagem (Livro & Filme)

Oi, gente! Esse resenha dupla que trago hoje é mais do que especial. Não só pelo livro ou pelo filme em si, mas também por se tratar de uma história real: a vida do jovem Chris McCandless, um leitor voraz e um sonhador que virou mochileiro e um belo dia resolveu largar tudo e explorar o Alasca, vivendo na natureza selvagem. É tão lindo e emocionalmente complexo que é difícil colocar em palavras, mas faço essa resenha simplesmente por que vocês precisam conhecer essa história! Vem comigo ;)

[Resenha] A Insustentável Leveza do Ser - Milan Kundera

Oi, queridos e queridas! Hoje vim trazer uma resenha de um livro muito especial, que é um dos meus preferidos e uma fonte inesgotável de quotes, que fiz questão de postar em imagens bem fofinhas pra vocês.  ♥  Em uma das minhas visitas mensais ao sebo amigo, encontrei essa lindeza e me joguei na leitura sem saber do que se tratava, apenas pela sinopse, que me conquistou logo de cara! A Insustentável Leveza do Ser é um livro pra ser lido e degustado; com aquele tipo de enredo que esconde pequenos e grandes dilemas morais, que nos levam a questionar tudo e a enxergar certas situações e sentimentos com outros olhos. Ou você pode apenas negar tudo isso e acreditar que não passa de um romance meio confuso sobre um casal que enfrenta problemas no relacionamento. Mas eu realmente recomendo que você procure busque a leveza e o peso que Milan Kundera escreve com maestria nesse livro. Uma das leituras mais tocantes que já fiz, e que faço questão de indicar, para que vocês leiam e se e

5º Desafio da Maratona Literária 2.0 - O Elenco Perfeito

Oi, gente! O quinto desafio da Maratona foi uma delícia de fazer!  O desafio é criar o elenco dos sonhos para a adaptação de um livro. A escolha dos personagens foi mais difícil do que a escolha dos atores! São tantos personagens legais que fica até difícil escolher só cinco, e pra isso contei com o principal critério de desempate: minha paixão pelo livro! Hahaha.