Pular para o conteúdo principal

[TOP 5] Séries de Livros Que Abandonei

Oi gente!
Hoje vim falar sobre séries que eu abandonei. É muito raro acontecer um abandono de livros na minha estante, porque sou brasileira e insisto até o fim! Hahahaha. Mas, nem tudo são flores nessa vida, e as vezes o enredo de uma série simplesmente não me cativa. E em séries, fica complicado!
Um único livro talvez seja possível insistir até o fim, mesmo não gostando do enredo (cof cof Lolita), mas acho meio impossível ler algo assim por dois ou três livros seguidos... Algumas série eu tive que abandonar! =(
Quer saber quais são? Vem comigo!


Tenho algumas, humm, características como leitora, que as vezes me atrapalham quando escolho uma série pra ler. Uma delas, e acho que a principal, é que gosto de ler todos os livros da série de uma vez só, um seguido do outro. Na maioria das vezes isso não é problema, mas em alguns casos torna o enredo incrivelmente chato, e foi isso que aconteceu na maioria das vezes, nesses casos.
Outro problema que tenho, enquanto leitora - e isso vale para todos os livros que leio - é que preciso sentir uma empatia com os personagens, especialmente o personagem principal. Preciso me identificar com eles, torcer por eles; e se for par romântico então, tem que rolar uma simpatia a primeira vista! Infelizmente, isso nem sempre acontece, e acabo perdendo o interesse pela história... e aí acabei abandonando =(
Deixando bem claro que não é a minha intenção ofender nem autores nem fãs das séries, vocês vão perceber que eu li mais de um livro de todas elas! Tentei ser o mais explícita possível ao contar o porque abandonei a leitura, e claro: sem spoilers! Se você gostou da série, me conta nos comentários o que mais te agradou, e a gente bate um papo, ok?
Bom, sem mais delongas, vamos aos livros!

1 - Os Encantados do Ferro - Julie Kagawa



Tive ótimas indicações dessa autora (quem acompanha a Tati Feltrin e a Catriona, do Little Book Owl, sabe que elas são grandes fãs) e quando tive a oportunidade de ler essa série, não pensei duas vezes! Logo de início percebi que ia ter problemas com a escrita da autora. Detestei de coração a personagem principal, a Meghan, que tem tanto carisma quanto um chuchu atropelado. Todos os elementos bons estavam lá: tinha mistério, ação, suspense, aventura; a própria história de vida da personagem principal era bem instigante (seu irmão mais novo foi sequestrado, seu pai não é exatamente quem ela pensa que é) mas a caracterização dos personagens em si são de dar dó. Pelo enrendo, ainda insisti por todo o primeiro livro e metade do segundo; mas tive mesmo que desistir. Essa série não é pra mim! Apesar disso, a maioria das resenhas são boas no Skoob.

2 - Os Irmãos Sulivan - Bella Andre

Esse foi um caso a parte, na minha lista de leituras, porque na verdade, os livros são bons e a escrita da autora é ótima!
O problema foi essa série em especial, porque todos os livros parecem exatamente os mesmos. No terceiro livro eu já estava com a impressão que a autora tinha um enredo pré-fabricado e apenas mudava os nomes dos personagens!
Ainda insisti na leitura, mas a impressão de cópia de si mesmo persistiu comigo, e acabei abandonando após o final do quarto livro. Acho que é uma série para ser lida espaçadamente - talvez aí nem dê tanto pra perceber as semelhanças...

3 - Instrumentos Mortais - Cassandra Clare


Nesse ano que passou fiz a tentativa heroica de tentar ler mais livros do gênero YA, e li muitas resenhas positivas sobre a série, o que me empolgou ao começar a leitura. Mas acabei me deparando com o par romântico mais chato da face da Terra! Detestei a Clary logo de cara, e acho que a personagem sofreu excesso de caracterização adolescente, o mal do século para os livros do gênero. Não sei porque os autores insistem nesses adolescentes excessivamente dramáticos, constantemente confusos e indecisos; e as mocinhas dos pares românticos sempre passam por aquela fase - que no caso de Os Instrumentos Mortais, é aparentemente interminável - de "eu quero, mas não posso; eu o amo, mas não devia; nós fomos feitos um para o outro e ele é meu amor pra vida inteira, não posso ficar com ele" e etc etc etc. Simplesmente insuportável. Ainda insisti até o quarto livro, porque o enredo em si me agradou bastante, os elementos de fantasia e sobrenatural dos livros são incríveis! Mas o foco foi se tornando mais e mais o casal Clary & Jace, e simplesmente não aguentei mais. Como li todos os livros seguidos, fiquei mais do que enjoada dessa "história de amor", e não tenho planos em futuro próximo de retomar a leitura; apesar disso ainda quero terminar a série! Já passei do ponto sem volta e se já cheguei até esse ponto, acho que consigo terminar sem muitos danos cerebrais.
O primeiros volume foi adaptado para o cinema em 2013. Cidade dos Ossos foi considerado um fracasso de bilheteria e teve classificação baixa no imdb (6/10); e a adaptação do segundo volume da série chegou a ser suspensa pela Constantin Filmes, que voltou atrás devido aos apelos dos fãs e decidiu continuar a produção, ainda sem previsão de estréia. Desnecessário dizer que não vi o filme e nem pretendo; uma adaptação ruim de um livro que eu não gostei já é tortura medieval! Hahaha 


4 - Fallen - Lauren Kate

Comecei a ler essa série em 2012, por indicação da minha prima Angela, que é super fã. Mas não me dou muito bem com essa história de acompanhar os lançamentos dos livros - a espera me mata - e como leio muitos livros, acabo tendo que fazer várias releituras quando os novos são lançados.
E assim foi com Fallen: ao todo, fiz três releituras e acabei simplesmente enjoando da série, abandonando no final do terceiro livro.
Acabei esperando me decepcionando com o enredo, porque mentalmente havia desenvolvido a história em um sentido totalmente diferente, porque o personagem que me incomodou bastante nessa série não foi a mocinha, foi o mocinho!
O Daniel é o exato modelo de namorado que eu não desejaria nem pra minha pior inimiga: arrogante, grosseiro, imaturo. No segundo livro já o considerava insuportável, mas no terceiro descobri que ele podia ficar ainda pior.
Existem motivos mais específicos dentro do enredo para o meu desgosto, mas seria complicado explicar sem dar spoilers, então vou parar por aqui.
Apesar de ter adorado a premissa do livro (anjos caídos feat. viagem no tempo) não pretendo continuar a leitura.

5 - Sussurro (Hush Hush) - Becca Fitzpatrick


A premissa da série Sussurro é exatamente a mesma da série Fallen: adolescentes normais que se apaixonaram por anjos caídos. Existem algumas diferenças, como o triângulo amoroso de Sussuro e o clima mais 'leve'. Em relação aos personagens, achei a Nora melhor construída, mais real; consegui ter empatia pela história dela desde as primeiras páginas. Em relação ao par romântico da série, tive exatamente os mesmos problemas da série Fallen (outro mal do século dos livros do gênero, bad boys que são instantaneamente apaixonáveis, arghh), e a partir do segundo livro o enredo ficou tão parecido que até hoje não sei diferenciar o que eu me lembro de Fallen e o que li em Sussurro. Não pretendo continuar a leitura e ainda estou a procura de uma série legal de anjos caídos, porque apesar dos fracassos de leitura, continuo apaixonada pelo tema!

E essas foram as séries que abandonei =(
Vocês tiveram experiências parecidas? Me contem aí nos comentários quais séries vocês também abandonaram!
Bjos & Até a Próxima


Resumindo esse TOP 5 em um gif: eu tentei!
Hahahaha

Comentários

  1. De série que eu abandonei só tem a Profundezas. Eu até estava curtindo o segundo livro, mas quando eu vi que já estava no 5o livro e a quantidade de páginas cada vez aumentada, perdi a vontade. Mas ainda planejo voltar.
    E tem Artemis Fowl que eu parei, mas só por que tenho que lembrar qual foi o último que eu li, e conseguir o próximo (e o tempo pra ler, claro)
    Quanto a essas séries aí, não conheço nenhuma, mas a Fallen eu tinha ficado curioso uma vez, só não cheguei a ler.

    Beijos,
    Thiago - Blog GentleGeek

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Thiago!
      Essas séries eu não recomendo, pelos motivos que citei, mas olha, sei de muitos leitores que são apaixonados! Instrumentos Mortais e Fallen tem até Fã Clube! =O
      Acho que minha opinião nesse caso é bastante prejudicada pelo simples fato de que não sou o público alvo para essas séries (exceto Os Sullivan's), e também pelas minhas ideas equivocadas do que seria os enredos e os personagens.
      Artemis Fowl eu li algumas resenhas e fiquei interessada, mas tô correndo pra não aumentar a minha já imensa lista de livros para ler... hahaha.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

[Resenha] Na Natureza Selvagem (Livro & Filme)

Oi, gente! Esse resenha dupla que trago hoje é mais do que especial. Não só pelo livro ou pelo filme em si, mas também por se tratar de uma história real: a vida do jovem Chris McCandless, um leitor voraz e um sonhador que virou mochileiro e um belo dia resolveu largar tudo e explorar o Alasca, vivendo na natureza selvagem. É tão lindo e emocionalmente complexo que é difícil colocar em palavras, mas faço essa resenha simplesmente por que vocês precisam conhecer essa história! Vem comigo ;)

[Resenha] A Insustentável Leveza do Ser - Milan Kundera

Oi, queridos e queridas! Hoje vim trazer uma resenha de um livro muito especial, que é um dos meus preferidos e uma fonte inesgotável de quotes, que fiz questão de postar em imagens bem fofinhas pra vocês.  ♥  Em uma das minhas visitas mensais ao sebo amigo, encontrei essa lindeza e me joguei na leitura sem saber do que se tratava, apenas pela sinopse, que me conquistou logo de cara! A Insustentável Leveza do Ser é um livro pra ser lido e degustado; com aquele tipo de enredo que esconde pequenos e grandes dilemas morais, que nos levam a questionar tudo e a enxergar certas situações e sentimentos com outros olhos. Ou você pode apenas negar tudo isso e acreditar que não passa de um romance meio confuso sobre um casal que enfrenta problemas no relacionamento. Mas eu realmente recomendo que você procure busque a leveza e o peso que Milan Kundera escreve com maestria nesse livro. Uma das leituras mais tocantes que já fiz, e que faço questão de indicar, para que vocês leiam e se e

5º Desafio da Maratona Literária 2.0 - O Elenco Perfeito

Oi, gente! O quinto desafio da Maratona foi uma delícia de fazer!  O desafio é criar o elenco dos sonhos para a adaptação de um livro. A escolha dos personagens foi mais difícil do que a escolha dos atores! São tantos personagens legais que fica até difícil escolher só cinco, e pra isso contei com o principal critério de desempate: minha paixão pelo livro! Hahaha.