Pular para o conteúdo principal

Desafio Livros & Filmes

Oi, gente!
Hoje - finalmente! - vim falar sobre um dos meus desafios pessoais que tanto cito aqui no blog: o Filmes & Livros
Faço esse desafio desde o ano passado, e tenho adorado! Descobri muitos filmes que nem sabia que existiam e muitos livros que basearam meus filmes preferidos, sinceramente nem sei dizer qual descoberta é melhor! Hahaha.
É uma excelente maneira de diversificar e ampliar nosso conhecimento cultural.
Vem comigo que eu te conto tudo!


O objetivo do desafio é me propor a assistir mais filmes. Obviamente, os livros nunca foram problema pra mim, mas fico muito por fora do mundo do cinema e quero muito melhorar isso!
Depois de muito, mas muito trabalho mesmo, elaborei uma lista ~inicial~  de filmes baseados em livros. Foi uma tarefa árdua, longa e meio desesperadora, a medida em que aumentava cada vez mais. Existem livros & filmes que não foram citados nessa lista, obviamente, e pra quem deseja saber todos os filmes já lançados que são baseados em livros, sugiro essa lista da Wikipédia que é super completa.




A lista inicial que eu criei vocês podem visualizar no final dessa postagem ou através desse link no Google Drive. Para o meu controle, estou usando o site do IMDb, porque assim consigo saber quais filmes já assisti, quantos ainda faltam pra ler e posso refinar a lista por gêneros - isso facilita muito na hora de escolher o que assistir. Vocês podem conferir a lista nesse link, e é através dela que vou fazer os updates e acrescentar novos filmes, por isso sugiro que vocês acompanhem por ela. Abaixo de cada filme com o título já em português estão os livros com seus respectivos autores, também no título em português quando o livro já foi lançado no Brasil. A intenção foi mesmo facilitar a vida de vocês o máximo possível - e a minha também! =D
Como vocês podem perceber, a lista é e-nor-me, portanto o desafio não tem data definida. Logo no começo do ano, pensei em estipular uma meta, como no Reading Challenge, de 50 filmes & livros, mas achei melhor ir assistindo/lendo aos poucos, curtindo mais cada filme/livro sem ter a pressão de atingir uma meta específica.



Apesar de algumas decepções de nossos livros mais amados (cof cof Percy Jackson), posso dizer que já me deparei com excelentes boas surpresas, como A Vida de Pi, por exemplo! É claro que é uma opinião muito pessoal, e normalmente não sou muito exigente com adaptações cinematográficas: bastam que façam jus ao filme, sendo tão fiel quanto possível e usando e abusando dos recursos audiovisuais para nos encantar!
As postagens do desafio serão bem esporádicas, mas espero conseguir diminuir bastante essa lista, esse ano. Em 2014 não avancei tanto quanto gostaria!
Apesar de não ter uma meta específica, existem alguns filmes que eu gostaria muito, muito de ver: os filmes cujos roteiros foram baseados em livros e que ainda não vi. Fiz um "TOP 26 Filmes Baseados Em Livros Que Ainda Não Vi" - que é o maior nome já inventado para um TOP-alguma-coisa - e já está no forno um post com todas as informações.
Enfim, espero que gostem de mais um desafio aqui no blog. Caso saibam de alguma adaptação para o cinema que não consta na lista, por favor, deixem nos comentários!
Bjos e até a próxima ;)



p.s: ERRATA¹ - O filme "A Estrada", de 2009, é baseado no livro "The Road", do Cormac McCarthy, e não em "Na Estrada: On The Road", de Jack Kerouac, como descrito na lista. (obrigada pela dica, André!)




Comentários

  1. Oi Mari! Ano passado fiz um projeto de assistir um filme por semana. A escolha era aleatória. Pretendo continuar com esse projeto, mas vou copiar algumas das suas ideias para melhorá-lo. Só não sei se conseguirei assistir um por semana, afinal de contas minhas aulas voltaram, então isso vai dificultar um pouco as coisas. Parabéns pelo post, ficou ótimo.
    Beijos

    http://tudoqueeuli.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Érica! Nossa não sei porque, mas sempre fico adiando pra assistir filmes =/ Agora estou tentando melhorar, mas não quis estipular uma meta, escolhi alguns filmes que gostaria de assistir esse ano e vou deixar o resto à escolha, sabe? Pode ficar a vontade, espero que a lista ajude! A do IMDb é mais atualizada e mais fácil de seguir, acho. Boa sorte com o seu desafio! xD

      Excluir
  2. Ei Mari, adorei o desafio. Estava procurando algum de filmes e só achei o que misturava livros e filmes lançados esse ano, e não é bem o meu propósito. Posso participar também ou ele é pessoal seu? Beijos

    Reino da Loucura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gabriela! =D
      Que bom que você gostou, eu também adorei! Queria muito assistir os filmes desse ano, mas acho que deu pra notar que tô muito atrasada pra começar com os atuais! Hahaha
      Não sei se é pessoal, eu meio que escolhi os filmes mas acabei tirando muito poucos, só os que são baseados em livros que não tenho mesmo interesse de ler. Acho que o termo certo seria "personalizável" e claro que você pode usar! Espero que a lista ajude, muita gente usa o Filmow e eu até tentei, mas é bem mais fácil no IMDb de achar e adicionar os comentários com os livros e tals, vale a pena fazer uma conta lá apesar da complicação (me pediram 3 confirmações por e-mail e depois me mandaram um código no celular, é meio trabalhoso! Hahaha). Me avisa se for mesmo fazer que eu aviso no próximo post do desafio! xD

      Excluir
  3. Assim como você, também acho que preciso me motivar a ver mais filmes, mas não acho que seja bom eu me comprometer com um desafio agora, pois não tenho muitas esperanças de conseguir cumprir, já que esse ano começo a faculdade e vou estar bem ocupada.
    Dei uma olhada na sua lista e alguns livros e filmes que se destacaram - para mim - foram O jardim secreto (gosto muito do livro), O grande Gatsby (vou ler em breve), O tempo e o vento (que na verdade é uma "saga", sendo que eu AMO o Érico Veríssimo), A hora da estrela (li o livro para a escola, mas mesmo assim achei interessante) e resumindo: esses lvros do Dickens, que é um autor que eu gostaria de conhecer alguma obra.

    Leitores Forever

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cris!
      Nossa faculdade é um dreno constante de tempo e dedicação, realmente começar um desafio agora pra você vai ser complicado!
      São muitos filmes, fiquei tão agoniada quando "terminei" a lista que resolvi escolher alguns que mais queria assistir e me desafiar para ver esse ano; mas olha nem sei o que fazer, porque nessa velocidade vou levar mais de 8 anos pra assistir todos eles, isso sem contar os lançamentos! =O
      Mas vamos ver, se conseguir atingir a meta do desafio, talvez eu aumente a quantidade ano que vem :)
      Livros do Dickens são muito amor, super recomendo! Se não leu nenhuma obra eu te aconselho a começar por "As Aventuras do Sr. Pickwick", que é o meu preferido ❤

      Excluir
  4. Eu tento fazer isso com os livros que são lançados no ano. Ler e depois assistir mas são muitos e nem todos me interessam muito. Já os antigos eu termino o livro e já procuro o filme.
    Sempre sofro mas adoro adaptações!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luiza!
      Eu sempre tive essa dificuldade com filmes, não sei porque! Não faz o menor sentido, já que consigo acompanhar séries de dez temporadas (como Friends e Supernatural) numa boa... hahaha.
      Eu não sou ~super exigente~ com adaptações, mas também já tive minhas decepções, como Percy Jackson por exemplo. Mas mesmo assim, ainda prefiro assistir o filme do que ficar imaginando! Hahaha.
      Também não me interesso por todos, essa lista inteira aí, por incrível que pareça, são de livros que já li ou que estão na minha lista de leitura. Eis o porque do meu desespero; cê não imagina o tamanho que está... mas, devagar e sempre a gente chega lá =)

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

[Resenha] Na Natureza Selvagem (Livro & Filme)

Oi, gente! Esse resenha dupla que trago hoje é mais do que especial. Não só pelo livro ou pelo filme em si, mas também por se tratar de uma história real: a vida do jovem Chris McCandless, um leitor voraz e um sonhador que virou mochileiro e um belo dia resolveu largar tudo e explorar o Alasca, vivendo na natureza selvagem. É tão lindo e emocionalmente complexo que é difícil colocar em palavras, mas faço essa resenha simplesmente por que vocês precisam conhecer essa história! Vem comigo ;)

[Resenha] A Insustentável Leveza do Ser - Milan Kundera

Oi, queridos e queridas! Hoje vim trazer uma resenha de um livro muito especial, que é um dos meus preferidos e uma fonte inesgotável de quotes, que fiz questão de postar em imagens bem fofinhas pra vocês.  ♥  Em uma das minhas visitas mensais ao sebo amigo, encontrei essa lindeza e me joguei na leitura sem saber do que se tratava, apenas pela sinopse, que me conquistou logo de cara! A Insustentável Leveza do Ser é um livro pra ser lido e degustado; com aquele tipo de enredo que esconde pequenos e grandes dilemas morais, que nos levam a questionar tudo e a enxergar certas situações e sentimentos com outros olhos. Ou você pode apenas negar tudo isso e acreditar que não passa de um romance meio confuso sobre um casal que enfrenta problemas no relacionamento. Mas eu realmente recomendo que você procure busque a leveza e o peso que Milan Kundera escreve com maestria nesse livro. Uma das leituras mais tocantes que já fiz, e que faço questão de indicar, para que vocês leiam e se e

5º Desafio da Maratona Literária 2.0 - O Elenco Perfeito

Oi, gente! O quinto desafio da Maratona foi uma delícia de fazer!  O desafio é criar o elenco dos sonhos para a adaptação de um livro. A escolha dos personagens foi mais difícil do que a escolha dos atores! São tantos personagens legais que fica até difícil escolher só cinco, e pra isso contei com o principal critério de desempate: minha paixão pelo livro! Hahaha.