Pular para o conteúdo principal

[Conhecendo os Escritores] Stephen King

Hoje o post [Conhecendo os Escritores] veio te contar tudo sobre um dos maiores escritores de horror fantástico e ficção de todos os tempos.
Stephen King tem um dos maiores índices de vendas e um dos autores a ter mais obras adaptadas para o cinema - segundo o site do autor no Brasil, 42 filmes (com 22 continuações), 10 minisséries e 12 séries; incluindo sucessos como Sob a Redoma, Carrie - A Estranha, Cemitério Maldito, A Espera de Um Milagre, Um Sonho de Liberdade, dentre muitos outros.
O escritor americano de 67 anos já vendeu mais de 350 milhões de cópias ao redor do mundo e continua sendo um sucesso de venda, sendo um dos seus mais famosos trabalhos, a série de livros A Torre Negra.
Quer saber mais? Vem comigo que eu te conto tudo!



Stephen King nasceu no Maine, em Portland em 21 de setembro de 1947, onde viveu até os onze anos; juntamente com o irmão David. Seus pais se divorciaram ainda em sua infância e ele passou grande parte do tempo na casa do pai em Fort Wayne, Indiana, e em Stratford, em Connecticut. Quando seus avós ficaram incapacitados devido à idade avançada, Ms. King (Nellie Ruth, mãe de Stephen) foi a cuidadora, levando os filhos para uma pequena casa em Durham, no Maine.
Stephen frequentou a Lisbon Falls High School, onde se formou em 1966. No seu segundo ano na University of Maine, passou a escrever para o jornal da universidade (o Maine Campus) e participar dos conselhos estudantis, onde se envolveu em diversos protestos contra a guerra do Vietnã. Logo após a graduação, em 1970, Stephen descobriu diversos problemas de saúde (hipertensão arterial, perfuração dos tímpanos, deficiência de visão, dentre outros) e teve grandes dificuldades para encontrar um emprego como professor, se dedicando a pequenos trabalhos e à escrita.




Ele e Tabitha Spruce se casaram em 1971, um ano após a graduação, tendo se conhecido enquanto ambos frequentavam a biblioteca da University of Maine, onde Tabitha também estudava. Ela também é escritora e juntos, o casal King têm três filhos (Rachel, Owen e Joe, que também é escritor). A família passa os invernos na Flórida e o resto do ano em suas casas no Maine e em Bangor.
Stephen King é o vencedor de diversos prêmios, dentre eles cinco British Fantasy Society Awards, seis Deutscher Phantastik Preis Awards, seis Horror Guild, dez Horror Writers Association, três Library Awards e quatro World Fantasy Awards; apenas para citar alguns, além de dezenas de indicações.




Novas Obras

Devido a impossibilidade de falar sobre todas as obras do autor, escolhi abordar as três obras mais recentemente lançadas. As últimas três obras do mestre do suspense foram Doutor Sono (2013), Mr. Mercedes e Revival (2014).
Doutor Sono é a continuação de um dos livros mais famosos de Stephen King, O Iluminado (dica do dia: confiram o booktrailer de Doutor Sono). O livro explora a vida de Danny Torrance após os terríveis acontecimentos no hotel Overlook, e de Abra Stone, uma menina de 12 anos com muito poder (você pode conferir a resenha completa aqui). Doutor Sono (título original "Doctor Sleep") tem 480 páginas e foi lançado no Brasil no dia 1º de novembro deste ano, sendo considerado um dos maiores sucessos de venda pelo New York Times e diversas livrarias online, como a Amazon.

Mr. Mercedes (previsão de lançamento em 2015 no Brasil) foi o vencedor do prêmio Goodreads de 2014 na categoria Mistério e Suspense. O livro foi lançado no dia 3 de Junho e já consta na lista dos mais vendidos; além de ter sido anunciado no twitter oficial do autor, como o primeiro de uma trilogia:



Na trama, um suspeito de homicídio passa a ser alvo da investigação por um obstinado detetive, que tem certeza de que ele está prestes a fazer algo novamente, e dessa vez muito pior. A Suma de Letras, responsável pela publicação dos livros de Steve no Brasil, divulgou que Mr. Mercedes será lançado em território nacional em 2015, porém ainda não há data confirmada.

Revival (previsão de lançamento em 2015 no Brasil), foi definido no site oficial do autor como "um romance sombrio e eletrizante sobre vício, fanatismo e o que poderia existir no outro lado da vida" (você pode conferir a sinopse aqui, em inglês). Em uma crítica, Ben Leste, jornalista do The Guardian, definiu Revival como "a abertura (e não 'a conclusão') mais aterrorizante que Stephen King já escreveu" (leia aqui a crítica completa, em inglês).

Em seu site oficial, o autor anuncia dois novos trabalhos para 2015: "The Bazaar of Bad Dreams", com o lançamento previsto para 30 de novembro; e "Finders Keepers", o segundo livro da trilogia Mr.Mercedes, com previsão de lançamento para 02 de junho.

Fatos & Curiosidades

Grave acidente - No dia 19 de de junho de 1999, Stephen King foi vítima de um atropelamento enquanto fazia caminhada pelas ruas do Maine. Teve diversas fraturas, além de danos cerebrais e pulmonares, e permaneceu em estado crítico por semanas. Felizmente, o autor se recuperou completamente, para a alegria dos fãs (e eu, como boa nerd, consegui encontrar o link da notícia no site CNN, que você pode ler aqui), e o número 19 acabou se tornando emblemático para Stephen, sendo citado várias vezes na série "A Torre Negra"  (você pode conferir os detalhes aqui). Metalinguagem, baby!

Joey (F.R.I.E.N.D.S) e O Iluminado - Em um dos episódios da série (no 13º episódio da terceira temporada, pra ser precisa), Rachel encontra um livro no freezer, e quando pergunta Joey a respeito, ele conta que se trata do O Iluminado, que é seu livro preferido, mas muito assustador. Rachel não acredita e acaba propondo para que ambos troquem os seus livros favoritos, sendo o dela Little Woman, da autora Louisa May Alcott. Você pode conferir um trecho do episódio nesse vídeo do youtube e o resumo do episódio inteiro aqui, em inglês, e nem preciso dizer que é comédia pura!

Stephen, escritor e músico - Poucos sabem, mas o escritor também é músico, já tendo participado de um grupo chamado "The Rock Bottom Remainders" até 2012. O grupo também foi composto por outros autores consagrados, e não visavam o sucesso, mas sim a arrecadação de fundos para o incentivo da literatura - e hobby, é claro. Você pode conferir mais informações no site oficial da banda ou assistindo esse vídeo, mostrando o rei dos livros de horror fantástico arrasando na voz e violão na interpretação de Surfin' Bird, da banda americana The Trashmen e imortalizada nesse episódio épico de Family Guy.





E assim esse post gigantesco chega ao fim!
Vocês com certeza irão notar que me abstive de comentários sobre a minha experiência de leitura com as obras de Stephen King. A verdade é que minha experiência ficou mais parecida com a do Joey, com a única diferença é que a obra que eu li foi "Christine". É aterrorizante e tive orgulho de cada fibra moral que eu tenho, porque terminar esse livro não foi fácil não, minha gente! Hahaha. Mas isso é assunto para outro post ;)
Existem muitas histórias sobre o autor, mas poucas com boas referências. Se você é fã do autor e tem mais informações sobre ele, não deixe de postar nos comentários!
Bjos & Até a Próxima ;)



Fontes:

Comentários

  1. Tô aqui pensando... será que essa aparência meio esquisita do Stephen tem a ver com o acidente que ele sofreu? '-' Eu não leio muito dele, mas mais por falta de oportunidade do que de querer. Tenho vontade de ler a série da Torre Negra, mas com tantos livros para ler, vai ser meio difícil :/
    Ótima postagem, Mari, bem completa <3 Bjoss

    www.bibliophiliarium.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tici!
      Pois é, eu não sei, mas parece que ele teve trauma facial também, algumas fotos dele novinho são tão diferentes que nem dá pra saber que é ele. Mas o que eu queria saber mesmo é o que passa na cabeça de um cara pra escrever um livro como Christine, gente do céu, vai ter medo pra lá! Hahaha.
      Tem uma entrevista dele no Craig Fergusson, no Late Late Show, que é simplesmente hilária, ele é super bem humorado!

      Excluir
  2. Oi, Mari!
    Tenho muita vontade de ler um livro do Stephen King, mas me bate um medinho. Espero que um dia consiga superar isso e ler, mesmo que seja A Torre Negra, saga que não parece ser tão assustadora.
    Sabe que eu não tinha noção de que ele é tão velho? 67 anos, hein! Dava uns 50 pra ele.
    Achei legal a forma como ele conheceu a esposa, em uma biblioteca! Chega a ser fofo hehe

    Leitores Forever

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cris!
      Eu me joguei na leitura de Christine confiando nas resenhas de que ele era "menos assustador", imagina os outros! Hahaha. Mas também tô morrendo de vontade de ler a série A Torre Negra, vi em um dos blogs enquanto pesquisava pra fazer esse post que ele terminou a série antes do tempo atendendo a pedidos de dois leitores, que eram doentes terminais. Isso me fez pensar duas coisas: que ele é um cara bem legal e que a série é tão boa que as pessoas não podiam morrer sem saber! :O
      Também acho super fofo os dois, vi algumas dedicatórias que ele faz pra ela nos livros, é muito owwnn ❤

      Excluir
  3. Ah, respondi aquela tag sobre séries http://leitoresforever.blogspot.com.br/2015/02/tag-series-seriados-cris.html

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

[Resenha] Na Natureza Selvagem (Livro & Filme)

Oi, gente! Esse resenha dupla que trago hoje é mais do que especial. Não só pelo livro ou pelo filme em si, mas também por se tratar de uma história real: a vida do jovem Chris McCandless, um leitor voraz e um sonhador que virou mochileiro e um belo dia resolveu largar tudo e explorar o Alasca, vivendo na natureza selvagem. É tão lindo e emocionalmente complexo que é difícil colocar em palavras, mas faço essa resenha simplesmente por que vocês precisam conhecer essa história! Vem comigo ;)

[Resenha] A Insustentável Leveza do Ser - Milan Kundera

Oi, queridos e queridas! Hoje vim trazer uma resenha de um livro muito especial, que é um dos meus preferidos e uma fonte inesgotável de quotes, que fiz questão de postar em imagens bem fofinhas pra vocês.  ♥  Em uma das minhas visitas mensais ao sebo amigo, encontrei essa lindeza e me joguei na leitura sem saber do que se tratava, apenas pela sinopse, que me conquistou logo de cara! A Insustentável Leveza do Ser é um livro pra ser lido e degustado; com aquele tipo de enredo que esconde pequenos e grandes dilemas morais, que nos levam a questionar tudo e a enxergar certas situações e sentimentos com outros olhos. Ou você pode apenas negar tudo isso e acreditar que não passa de um romance meio confuso sobre um casal que enfrenta problemas no relacionamento. Mas eu realmente recomendo que você procure busque a leveza e o peso que Milan Kundera escreve com maestria nesse livro. Uma das leituras mais tocantes que já fiz, e que faço questão de indicar, para que vocês leiam e se e

5º Desafio da Maratona Literária 2.0 - O Elenco Perfeito

Oi, gente! O quinto desafio da Maratona foi uma delícia de fazer!  O desafio é criar o elenco dos sonhos para a adaptação de um livro. A escolha dos personagens foi mais difícil do que a escolha dos atores! São tantos personagens legais que fica até difícil escolher só cinco, e pra isso contei com o principal critério de desempate: minha paixão pelo livro! Hahaha.