Pular para o conteúdo principal

[Resenha] Saga Acampamento Shadow Falls - C. C. Hunter

Oi gente! Já estão no clima de férias feat Copa do Mundo? Não importa se você é do time #NãoVaiTerCopa ou do time #VaiTerCopaSim, o importante mesmo é ter leituras! Hahaha.
Quem gosta de série sobrenatural levanta a mão! o/
A saga Acampamento Shadow Falls estava na minha lista de leitura a tanto tempo que nem me lembro de onde consegui a indicação. Como eu estava na vibe YA e adoro livros de fantasia e sobrenatural, me joguei na leitura e não me arrependi!
Adoro quando pego séries de leitura leve, porque consigo ler todos os livros já publicados de uma só vez. Achei a leitura prazerosa e bem leve, embora um pouco menos divertida do que pensei que seria. 
Se você assim como eu está curioso sobre esses cinco livros, vem comigo que eu te conto tudo!

Os livros YA, ou Young Adult, são bem abrangentes no público alvo: a faixa etária vai dos 15 aos 29 anos. Alguns são mais Young do que Adults, outros são mais Adults que Youngs, e sem na verdade ter lido o livro fica difícil saber. Eu não me enquadro muito bem na categoria, apesar de ainda estar na faixa etária do público alvo - não que isso me impeça de ler o que quer que eu queira - por isso geralmente escolho os livros pelo gênero. E como vocês sabem, meu gênero preferido é fantasia.
Nesse ponto, a saga não deixa nada a desejar: tem fantasia para todos os gostos! Tem bruxos, lobisomens, vampiros, fadas e elfos; mas narrados de uma forma totalmente nova, pelo menos pelo que já li. Como é bom conhecer uma autora que pensa fora da caixa!
Sem mais delongas, vamos aos livros:

Livro 1 - Nascida à Meia Noite 


Esse livro nos apresenta a protagonista da história, a Kylie Galen. A vida dela está um caos: ela acabou de perder o namorado e seus pais estão se divorciando. Ela desabafa com a amiga Sarah e elas resolvem ir a uma festa do colégio pra se divertir, e tudo acaba em confusão: ela acaba sendo levada à delegacia e a sua mãe resolve mandá-la para um acampamento para adolescentes problemáticos! Pra deixar tudo ainda mais estranho, ela descobre que os colegas do acampamento são bem mais do que aparentam ser... E ela não sabe o que ela é, apesar de conseguir se comunicar com os espíritos. Cansada de se sentir confusa, com medo e não encontrar o seu lugar nem no acampamento de sobrenaturais, tudo que ela quer é voltar a vida normal. Tudo muda quando o Derek entra na sua vida, um fae com poderes mágicos; e Lucas, um lobisomem, com o qual Kylie tem uma história muito estranha no passado.

Livro 2 - Desperta ao Amanhecer


Nesse segundo livro da saga, Kylie está em mais confusões do que nunca: agora um espírito começa a atormentá-la, e seus poderes vão se desenvolvendo, sem que ela descubra o que verdadeiramente é. No acampamento ela chama muita atenção, com seu padrão cerebral estranho - todos a encaram como se ela fosse uma aberração. A única ajuda que consegue é duas amigas, a vampira Della e a bruxa Miranda, que apesar de brigarem o tempo todo estão cada dias mais próximas da Kylie. Ela se aproxima, também, cada vez mais do Lucas e do Derek, e cada um deles a conquista um pouquinho. Ela não sabe o que fazer! Mas essa decisão tem que esperar, quando subitamente coisas estranhas começam a acontecer no acampamento...

Livro 3 - Levada ao Entardecer


Kylie continua lutando para descobrir quais são os seus poderes. Como a descendência sobrenatural é genética, ela tem medo do que vai descobrir; segredos sobre sua família e seu nascimento que podem virar seu mundo de pernas para o ar. Porém, ela está decidida a ir até o fim! O acampamento passa por momentos problemáticos, com tentativas de invasão, deixando todos em pânico. Ela desconfia que pode ter algo a ver com sua origem, e vai atrás de pistas. O relacionamento com Derek se torna cada vez mais complicado, e sua relação com Lucas enfrenta problemas de todos os tipos por ele ser um lobisomem. Sua conselheira no acampamento, Holiday, a ajuda como pode enquanto enfrenta seus próprios obstáculos com o Bennet, uma espécie de "agente do governo" que tem a função de proteger a escola.

Livro 4 - Sussurros ao Luar


No quarto livro da saga, as visões de Kylie começam a se tornar mais sinistras. Os espíritos a visitam com muita frequência com suas mensagens enigmáticas, que ela não consegue entender, e a avisam de um desastre que está prestes a acontecer. Isso a deixa apavorada e mais ansiosa do que nunca para dominar os seus poderes, e reflete diretamente em sua relação com as amigas, com os conselheiros do acampamento e com Derek, que tenta apoiá-la, e com Lucas, que se torna repentinamente misterioso e cheio de segredos - e Kylie não gosta nada disso. É nesse livro que ela finalmente descobre o que é, e porque ela corre tanto perigo e chama tanta atenção. Agora Kylie finalmente descobre o que seu inimigo quer e porque ela deve lutar a todo custa para nunca deixá-lo obter! O nome já havia surgido no livro anterior, mas a autora conseguiu fazer um grande clímax na resolução do mistério, é uma das coisas que mais me fez ansiar pra continuar a história.

Livro 5 - Escolhida ao Anoitecer


Em 'Escolhida ao Anoitecer', Kylie está aliviada ao finalmente se encaixar no acampamento, ainda que de um jeito não usual. E ela também está preocupada, seu inimigo está mais perto do que nunca e ela não sabe como usar seus poderes e nem quem possa ensiná-la. Com ameaças frequentes, ela sabe que o único jeito de sair viva dessa história é se preparando para o confronto, usando todos os seus poderes e desenvolvendo todas as suas habilidades. Ela conta com a ajuda de suas amigas, Della e Miranda; dos conselheiros e dos seus pretendentes, que estão empenhados em mantê-la viva. Isso acaba fazendo com que ela se torne mais próxima deles e ela - finalmente - descobre qual dos dois é o grande amor da sua vida. Mas fica a pergunta no ar: será que esse amor vai ser suficiente? Será que ela conseguirá derrotar o inimigo?
O livro tem muitas reviravoltas e anticlímax, o que deixa a leitura bastante prazerosa; e mantém a característica leve até o final.

Classificação da Mari: 

A saga tem muitos pontos positivos. Apesar da narrativa ser feita em todos os livros do ponto de vista da Kylie, a autora explora bem os personagens secundários, acho que é uma das coisas que mais ajudaram a tornar a leitura leve e não dar a impressão de que todos os problemas no Acampamento eram só culpa da Kylie. O enredo amadurece de livro para livro, e muitos temas são abordados, através dos problemas da protagonista: família, sexualidade, responsabilidade, vida social.
Um ponto desfavorável é a falta de alívio cômico, ou mesmo um alívio do cotidiano. É muito drama adolescente, gente! A autora explora como uma mestre os anticlímax, que acabam se tornando um clímax meio previsível e mal acaba um drama começa outra. Isso não interfere na narrativa mas eu pessoalmente só conseguia pensar: Coitada da Kylie!
Desfrutei da leitura mas não leria de novo, e a pobre saga Acampamento Shadow Falls não tem culpa nenhuma: estou de ressaca literária de YA. Nem perguntem a quantas anda a leitura da saga Instrumentos Mortais, tá difícil viu! Hahaha.
Importante lembrar: outros dois livros foram lançados como spin-off: 'Turned at Dark' (entre o primeiro e o segundo livro) e 'Saved at Sunrise' (entre o quarto e o quinto livro). Esses livros contam a história a partir da perspectiva da Della, a amiga vampira da Kylie. E após a finalização da história, a autora irá lançar o terceiro spin-off, também com o narrativa do ponto de vista da Della. Esses livros ainda não foram lançados no Brasil!



No geral não leio spin-offs exceto em caso de amor extremo à série, classificadas com 5 de 5 estrelas. Como eu já contei, esse não foi o caso, portando não é a minha intensão, até porque minha lista de leitura está bizarramente enorme! 
Espero que tenham gostado da resenha, resenhar a saga inteira dois meses depois da leitura não foi fácil!
Beijos, e até a próxima =) 

 O Loki manda beijos e manda também que você vá assisti-lo no cinema! 

Comentários

  1. Não conheço ainda essa série, mas fiquei bem interessada! E já tem vários livros \o/ o que pra mim é maravilhoso!!!

    Beijos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jana!
      Eu gostei da série, e também adoro quando todos ou a maioria dos livros já foram lançados! :D
      Pelo que entendi a série são esses cinco livros, o único que ainda não está lançado é uma espécie de "conto", o ponto de vista da Della sobre o último livro. Não li o primeiro conto e me ative só a série, ainda não foram traduzidos no Brasil.
      No mais, eu recomendo a leitura!
      Beijos =D

      Excluir
  2. Acampamento Shadow Falls... Todo mundo fala do livro, mas sempre encontro em falta nas livrarias perto de casa... Ô tristeza! T.T
    O template do seu blog é lindo, de verdade. Parece até que tô em outro mundo. ahahha

    cursed-doll.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cherry!
      Realmente a saga não é tão conhecida, não sei porque! Hahaha. Esse eu li emprestado, depois tenta nas livrarias virtuais, é sempre mais fácil de achar =)
      Menina do céu, o que eu tenho de noites insones por causa desse layout! Haheuaheuaheua. Sou péssima em HMTL e cada mudança é uma luta. Ainda não tá nem perto do jeito que eu quero, futuramente quero comprar um layout personalizado profissional, porque acho que vale super a pena. Por enquanto vou me virando com esse mesmo. Obrigada pelos elogios, seu blog é lindo, adoro as fotos que você posta!
      =D

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

[Resenha] Na Natureza Selvagem (Livro & Filme)

Oi, gente! Esse resenha dupla que trago hoje é mais do que especial. Não só pelo livro ou pelo filme em si, mas também por se tratar de uma história real: a vida do jovem Chris McCandless, um leitor voraz e um sonhador que virou mochileiro e um belo dia resolveu largar tudo e explorar o Alasca, vivendo na natureza selvagem. É tão lindo e emocionalmente complexo que é difícil colocar em palavras, mas faço essa resenha simplesmente por que vocês precisam conhecer essa história! Vem comigo ;)

[Resenha] A Insustentável Leveza do Ser - Milan Kundera

Oi, queridos e queridas! Hoje vim trazer uma resenha de um livro muito especial, que é um dos meus preferidos e uma fonte inesgotável de quotes, que fiz questão de postar em imagens bem fofinhas pra vocês.  ♥  Em uma das minhas visitas mensais ao sebo amigo, encontrei essa lindeza e me joguei na leitura sem saber do que se tratava, apenas pela sinopse, que me conquistou logo de cara! A Insustentável Leveza do Ser é um livro pra ser lido e degustado; com aquele tipo de enredo que esconde pequenos e grandes dilemas morais, que nos levam a questionar tudo e a enxergar certas situações e sentimentos com outros olhos. Ou você pode apenas negar tudo isso e acreditar que não passa de um romance meio confuso sobre um casal que enfrenta problemas no relacionamento. Mas eu realmente recomendo que você procure busque a leveza e o peso que Milan Kundera escreve com maestria nesse livro. Uma das leituras mais tocantes que já fiz, e que faço questão de indicar, para que vocês leiam e se e

5º Desafio da Maratona Literária 2.0 - O Elenco Perfeito

Oi, gente! O quinto desafio da Maratona foi uma delícia de fazer!  O desafio é criar o elenco dos sonhos para a adaptação de um livro. A escolha dos personagens foi mais difícil do que a escolha dos atores! São tantos personagens legais que fica até difícil escolher só cinco, e pra isso contei com o principal critério de desempate: minha paixão pelo livro! Hahaha.