Pular para o conteúdo principal

3º Desafio da Maratona Literária 2.0 - Haicai

Oi queridos e queridas!
Voltei pra responder o 3º desafio da Maratona. Gente do céu, de quem foi essa ideia? Are u crazy?? Hahaha.
Praticamente 90% dos meus neurônios entraram em greve depois de se esforçar pra fazer esses três haicais, todos baseados no The Best Book 2013, que é claro, é O Temor Do Sábio (o segundo livro da trilogia As Crônicas do Matador do Rei).
Nem vou perguntar o que vocês acharam, porque eu sei o que vocês vão falar... Hahaha!  Mas foi de coração viu! 
E obrigado à Maratona Literária por me fazer entender, completamente, as dificuldades de ser uma escritora! Vem comigo conferir minhas "criações" :D

Depois de muitos rascunhos (escritos a mão, não sei porque mais raciocino melhor escrevendo; deve ser a idade!), eis os meus três Haicais sobre O Nome do Vento:

 Haicai 1
Sabedoria
em mim adormecida
em todo meu ser

Haicai 2

O silencio
naquelas três partes
sempre assombra

Haicai 3

Eternamente
um sábio arcanista
ele será

Interessante a história dessa forma poética! Você sabe o que é Haicai?
Haicai é um poema de origem japonesa, que chegou o Brasil no início do século 20, e hoje conta com muitos praticantes e estudiosos brasileiros. No Japão, e maioria dos países do mundo, ele é conhecido como Haiku. Segundo Harold G. Henderson, em Haiku in English, o haicai clássico japonês obedece a quatro regras:

1º - Consiste em 17 sílabas japonesas, divididas em três versos de 5, 7 e 5 sílabas;
2º - Contém alguma referência a natureza (diferente da natureza humana);
3º - Refere-se a um evento particular (ou seja, não é uma generalização);
4º - Apresenta tal evento como "acontecendo agora" e não no passado.

Não sei quanto a vocês, mas eu já imagino aqueles velhinhos japoneses muito fofos e simpáticos, nos parques com aquelas imensas árvores cerejeiras, com bloquinhos de papel vertical na mão, compondo haikus. Só essa cena já valeria uma viagem ao Japão (tô aceitando presente, pessoal!!)
Na transição do haicai para outros países, algumas dessas regras podem ou não serem seguidas, com maior ou menor fidelidade, dependendo do poeta.
Quem quiser mais informações, é só acessar a página do Grêmio Haicai Ipê, poetas brasileiros dedicados ao Haicai desde 1987 (se quase fundi meu cérebro tentando fazer um haicai um único dia, imagina fazer isso por 27 anos!!) nesse link. Super recomendo a visita!
Pra encerrar o post, impossível não citar o super, maravilhoso, magnífico criador de haikus... O Deus Apollo, da saga Percy Jackon!
(não dá nem pra descrever, vou apenas postar... hahahahaha)




Esse aqui vou ter até que postar o trecho do livro, no original, embaixo, porque mais do que merece uma explicação!


“He cleared his throat and held up one hand dramatically.

“Green grass breaks through snow.

Artemis pleads for my help.

I am so cool.”

He grinned at us, waiting for applause.
"That last line was four syllables.” Artemis said.
Apollo frowned. “Was it?”
“Yes. What about I am so bigheaded?”
“No, no, that’s six syllable, hhhm.” He started muttering to himself.
Zoe Nightshade turned to us. “Lord Apollo has been going through this haiku 
phase ever since he visited Japan. Tis not as bad as the time he visited 
Limerick. If I’d had to hear one more poem that started with, 
There once was a godess from Sparta-" 
“I’ve got it!” Apollo announced. “I am so awesome. That’s five syllables!” 
He bowed, looking very pleased with himself.

Depois desses lindos e inspiradores poemas, eu me despeço, tenho que continuar o 4º livro *-*
Bjos & Até amanhã!!

p.s: Quem consegue ter alguma vida durante a Maratona? Impossível! Socorrrrr!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

[Resenha] Na Natureza Selvagem (Livro & Filme)

Oi, gente! Esse resenha dupla que trago hoje é mais do que especial. Não só pelo livro ou pelo filme em si, mas também por se tratar de uma história real: a vida do jovem Chris McCandless, um leitor voraz e um sonhador que virou mochileiro e um belo dia resolveu largar tudo e explorar o Alasca, vivendo na natureza selvagem. É tão lindo e emocionalmente complexo que é difícil colocar em palavras, mas faço essa resenha simplesmente por que vocês precisam conhecer essa história! Vem comigo ;)

[Resenha] A Insustentável Leveza do Ser - Milan Kundera

Oi, queridos e queridas! Hoje vim trazer uma resenha de um livro muito especial, que é um dos meus preferidos e uma fonte inesgotável de quotes, que fiz questão de postar em imagens bem fofinhas pra vocês.  ♥  Em uma das minhas visitas mensais ao sebo amigo, encontrei essa lindeza e me joguei na leitura sem saber do que se tratava, apenas pela sinopse, que me conquistou logo de cara! A Insustentável Leveza do Ser é um livro pra ser lido e degustado; com aquele tipo de enredo que esconde pequenos e grandes dilemas morais, que nos levam a questionar tudo e a enxergar certas situações e sentimentos com outros olhos. Ou você pode apenas negar tudo isso e acreditar que não passa de um romance meio confuso sobre um casal que enfrenta problemas no relacionamento. Mas eu realmente recomendo que você procure busque a leveza e o peso que Milan Kundera escreve com maestria nesse livro. Uma das leituras mais tocantes que já fiz, e que faço questão de indicar, para que vocês leiam e se e

5º Desafio da Maratona Literária 2.0 - O Elenco Perfeito

Oi, gente! O quinto desafio da Maratona foi uma delícia de fazer!  O desafio é criar o elenco dos sonhos para a adaptação de um livro. A escolha dos personagens foi mais difícil do que a escolha dos atores! São tantos personagens legais que fica até difícil escolher só cinco, e pra isso contei com o principal critério de desempate: minha paixão pelo livro! Hahaha.