Pular para o conteúdo principal

DIY: Nunca Fica Igual #1 - Sapatilha de HQ


Oi, gente!
Estava eu, linda e loira (só que não) assistindo os youtubers ta vida, quando me deparei com esse tutorial. E simplesmente a-m-e-i a ideia!! A coincidência é que eu tinha todos os materiais aqui em casa.
Todo bom nerd/bookaholic sonha em ter milhares de coisinhas assim. Quem é que não ama uma action figure, né? :D
E pra completar, adoro trabalhos manuais e sempre faço, embora nem sempre dê certo, me divirto super fazer essas coisinhas!
Pensando nisso, resolvi trazer pra vocês esse tutorial da minha mais nova aventura DIY
Vem conferir!

Esse tutorial é sobre uma sapatilha revestida de HQ, bem charmosa e claro, bem nerd!
Essa HQ que usei era da Liga da Justiça, e das páginas originais só sobraram 20. Ganhei do meu tio, que era colecionador, porque ele tinha comprado no sebo e ela já estava toda riscada (o que é uma sacanagem, esses sebos que lacram o exemplar e você tem que comprar as cegas). Como na coleção dele só podiam fazer parte HQ's em ótimo estado de saúde e conservação, ele comprou uma nova e me deu a velha.
Eu tinha uns 14 anos, e na viagem de volta pra minha cidade acabei rasgando e descolando várias páginas da coitadinha. Nunca joguei fora porque eu sempre pensava: um dia ainda faço alguma coisa com ela! Mas pensava em um quadro, ou um mosaico. Quando apareceu essa ideia eu fiquei tipo: "É a solução perfeita, porque vou usar demais essa sapatilha!". Então lá fui eu, não sem uma certa dor no coração, dar o descanso final pra coitada da HQ.
Eis o vídeo original:


Eu tive que, como sempre, adaptar a 'técnica', porque o sapato da Beatriz era de tecido, e meu era de borracha. Como a cola branca não aplica em borracha e eu não tinha a cola pra pvc aqui (que é a ideal) resolvi usar cola quente mesmo, pra cobrir a sapatilha com feltro, e depois cobrir com os recortes de HQ.
A parte fácil foi colar o feltro. A parte difícil foi colar os pedacinhos, encaixando o máximo possível pra não deixar o tecido aparente. Depois foi só passar a cola, esperar secar, passar a cola de novo, esperar secar, e assim vai até você sentir que tá bem coladinho.
Pra finalizar, eu usei o verniz em spray, pra deixar um impermeável, afinal sapato molha né gente!
Esses são os materiais que eu usei:

Cola quente e aplicador, cola branca, tesoura, pincel (não precisa ser tão fino, pode ser maior e/ou qualquer um que você tenha em casa, até de maquiagem serve). Como minha sapatilha era muito, muito feia e de borracha ainda por cima, eu usei feltro pra cobrir e fita de cetim pra dar o acabamento.

Pra cobrir a sapatilha com o feltro foi fácil, porque a cola quente adere muito rápido tanto em tecido quanto em borracha. Colei a parte de cima da sapatilha primeiro, cortei o restante e depois colei o mais rente possível do salto da sapatilha. Minha tesoura é bem ruim então ficou meio desfiado, mas isso são detalhes e como diz minha amiga Luana, a noite todos os gatos são pardos.
No mais, o modo de fazer é exatamente como a Beatriz mostra no vídeo. Você precisa picar vários pedacinhos de papel, e separar as imagens mais legais, que vão ficar por cima e bem aparentes. Depois, passe uma mão de cola na sapatilha inteira, eu esperei uns dez minutinhos pra cola branca aderir mais fácil, e ir colando, com a paciência de Jó, pedacinho por pedacinho até cobrir a sapatilha inteira. Espere secar.
Depois, é hora de colar as imagens mais aparentes. Essa parte é bem mais fácil, porque papel grudar em papel é mais rápido. Passe uma mão de cola depois de tudo coladinho, mas de leve com o pincel, pra não tirar os recortes do lugar. 
Só pra garantir eu passei mais uma mão de cola por cima depois. Como o acabamento da minha sapatilha era bem feio, optei por cobrir a borda de cima com a fita de cetim, pra ficar mais bonitinho. Colei com cola branca mesmo, e não foi tão fácil assim, porque como a sapatilha é redonda, na hora de fazer as curvas a fita ficava dobrando, mas de pouquinho em pouquinho consegui.
Pra finalizar, passei duas mãos de verniz em spray, porque é mais fácil de aplicar. Acho que qualquer outro verniz serve.
O resultado final:


Essa solução foi perfeita, recuperou o estrago e ainda ficou exclusiva,
nerd e fashion. Ignorem meu pé ossudo. Aff. 

Pela sola da sapatilha vocês imaginem o estado da coitada.. 
O acabamento embaixo ficou a desejar por causa da tesoura,
que desfiou o feltro, mas não dá pra ver de cima.

Close nos diálogos que escolhi pra ficar na parte de cima. 

Lateral da sapatilha.


Algumas dicas, se você for se aventurar:

  • Se puder escolher um sapato que já seja de tecido, o acabamento fica melhor. Mas pra testar, pegue o mais velhinho da sua coleção. Esse foi o primeiro DIY ou Faça Você Mesmo que eu fiz, então escolhi um sapato que, se tudo desse errado, iria pro lixo sem peso na consciência.
  • Se você não tiver HQ, pode comprar uma bem destruidinha (ou até nova, se você não tiver amor nenhum no coração) em um sebo. Aqui na minha cidade custa R$1,00!! Eu fiz da Liga da Justiça e adorei porque tem todos os principais heróis, mas você pode escolher qualquer uma!
  • Se for fazer em sapato de borracha, compre a cola para pvc. A cola quente fez a maior sujeira e deixou o sapato machucando e desconfortável por dentro, vou ter que consertar, vai dar o maior trabalho. A cola para pvc custa menos de R$4,00, e com certeza vale a pena.
  • Não sei se passei cola ou verniz demais, mas algumas partes estão com micro rasgados. Então, tente não exagerar em ambos. 
Eis algumas outras ideias pra vocês se inspirarem:









Essa foi o meu #1 DIY: Nunca Fica Igual. E aí, o que acharam? Deixem suas dúvidas e opiniões nos comentários :)
Bjos & Até a Próxima!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

[Resenha] Na Natureza Selvagem (Livro & Filme)

Oi, gente! Esse resenha dupla que trago hoje é mais do que especial. Não só pelo livro ou pelo filme em si, mas também por se tratar de uma história real: a vida do jovem Chris McCandless, um leitor voraz e um sonhador que virou mochileiro e um belo dia resolveu largar tudo e explorar o Alasca, vivendo na natureza selvagem. É tão lindo e emocionalmente complexo que é difícil colocar em palavras, mas faço essa resenha simplesmente por que vocês precisam conhecer essa história! Vem comigo ;)

[Resenha] A Insustentável Leveza do Ser - Milan Kundera

Oi, queridos e queridas! Hoje vim trazer uma resenha de um livro muito especial, que é um dos meus preferidos e uma fonte inesgotável de quotes, que fiz questão de postar em imagens bem fofinhas pra vocês.  ♥  Em uma das minhas visitas mensais ao sebo amigo, encontrei essa lindeza e me joguei na leitura sem saber do que se tratava, apenas pela sinopse, que me conquistou logo de cara! A Insustentável Leveza do Ser é um livro pra ser lido e degustado; com aquele tipo de enredo que esconde pequenos e grandes dilemas morais, que nos levam a questionar tudo e a enxergar certas situações e sentimentos com outros olhos. Ou você pode apenas negar tudo isso e acreditar que não passa de um romance meio confuso sobre um casal que enfrenta problemas no relacionamento. Mas eu realmente recomendo que você procure busque a leveza e o peso que Milan Kundera escreve com maestria nesse livro. Uma das leituras mais tocantes que já fiz, e que faço questão de indicar, para que vocês leiam e se e

5º Desafio da Maratona Literária 2.0 - O Elenco Perfeito

Oi, gente! O quinto desafio da Maratona foi uma delícia de fazer!  O desafio é criar o elenco dos sonhos para a adaptação de um livro. A escolha dos personagens foi mais difícil do que a escolha dos atores! São tantos personagens legais que fica até difícil escolher só cinco, e pra isso contei com o principal critério de desempate: minha paixão pelo livro! Hahaha.