Pular para o conteúdo principal

[Conhecendo os Escritores] Anne Rice

Algumas obras literárias são tão geniais que bate aquela curiosidade sobre o autor. A pergunta que nunca deixo de me fazer é: "Quem é esse(a) gênio?!", então acho um post sobre alguns dos meus autores - e claro, um pouquinho sobre suas obras - muito válido e delicioso de fazer. Só assim uma nerd literária pode soltar a tiete que existe lá no fundinho de si mesma :)
Anne Rice é, pra mim, a melhor escritora de ficcção/fantasia de todos os tempos. Não só porque os livros tem melhores histórias, mas também porque em todos os gêneros de fantasia que ela escreve é impossível parar de ler! É a criadora do tema vampiros como conhecemos hoje, e exceto As Brumas de Avalon, a única outra série decente que fala sobre bruxas é de sua autoria - As Bruxas de Mayfair. 
Ela nasceu em 04 de outubro de 1941, em New Orleans, Louisiana, e portanto hoje tem 71 anos. Foi criada como católica e frequentou a escola paroquial durante sua infância. Em 1958, Rice se mudou para Richardson, Texas com sua família.


Rice estudou brevemente na North Texas State College. Depois de casar com Stan Rice, ela acabou se mudando para a Califórnia, onde obteve seu diploma no San Francisco State College, e o casal viveu na região até o final de 1980. Após uma variedade de trabalhos, incluindo garçonete, cozinheira e examinadora de reivindicações de seguro, Rice começou sua carreira como escritora de erotismo e romances de vampiros.
A escritora ganhou um grande número de leitores para seus romances sobrenaturais. Seu primeiro, Entrevista com o Vampiro, foi publicado em 1976 e é o livro foi o primeiro de sua série Crônicas Vampirescas, que inclui  O Vampiro Lestat (1985) e A Rainha dos Condenados(1988), entre outros. Em 1996, Entrevista com o Vampiro foi adaptado para filme e estrelado por Tom Cruise e Brad Pitt, ainda conta no elenco com estrelas como Antonio Bandeiras e Kirsten Dunst.

Trailer do filme (legendado)

 Esse não foi o único filme adaptado de seus livros. Em 2002, foi lançado a adaptação de Rainha dos Condenados, com Stuart Townsend (quem??) no papel de Lestat e a cantora Aaliyah* no papel de Rainha dos Condenados. 

[*Quem é Aaliyah?? A galerinha mais nova não se lembra, já que ela faleceu em 2001, mas foi um dos casos em que a morte vendeu: depois de morrer em um acidente de avião, seu álbum aumentou as vendas em 950% e o álbum com o mesmo nome da cantora ganhou o prêmio de mais tempo na Billboard 200 (entre 2004 e 2009), com 188 semanas ou três anos consecutivos.
Eu a-do-ra-va as músicas e os clips dela, foi no auge dos clipes da MTV, olha só esse que era um dos mais tocados:

A música é tema de um filme que ela fez com o Jet Li, uma adaptação de Romeu e Julieta lançado em 2000 chamado "Romeu Tem Que Morrer, que hoje em dia a gente não acha nem na Porta da Esperança, do Silvio Santos (quem lembra do filme?). 
Eu tipo jurava que eles eram um casal na vida real, 
e quando descobri que não, eu fiquei tipo: "Como não?!", 
porque no filme rolava uma química viu! Hahaha. Enfim, continuando com Anne Rice!]

Rice também era conhecida por seu estilo erótico sadomasoquista, incluindo Beauty's Punishment (1984). Seus romances posteriores incluem  Servant of the BonesServo dos Ossos (1996) e Vittorio, the Vampire (1999). Ela também escreveu ficção convencional usando o pseudônimo de Anne Rampling.
A escritora retornou à sua fé católica em 1998, e isso um enorme impacto sobre o seu trabalho. Ela logo renunciou a seus romances de vampiros (tadinho do Lestat!), preferindo se concentrar em assuntos mais em sintonia com suas crenças renovadas. Em 2005, Rice publicou Christ the Lord: Out of Egypt, seu primeiro romance de uma trilogia que narra a vida de Jesus. O segundo título da série, Christ the Lord: The Road to Cana, foi lançado em 2008. Anjos também fazem parte do trabalho de Rice. Ela criou uma série de thrillers sobrenaturais, Canções de Serafim, que explora temas como o bem e o mal. O primeiro título, Angel Time, bateu estantes de livros em 2009, seguido por Amor e do Mal, em 2011
Em torno deste tempo, Rice se distanciou da religião organizada. Ela escreveu em sua página no Facebook:
"A partir de hoje deixei de ser cristã; estou fora. Estarei comprometida com Cristo como sempre, mas não serei mais "cristã" ou farei parte do "cristianismo". É simplesmente impossível pra mim pertencer a um grupo hostil, polêmico e merecidamente infame. Eu tentei durante dez anos. Eu falhei. Eu estou fora. Minha consciência não me permitirá nada mais"
Recentemente, Anne Rice mergulhou no mundo dos lobisomens com uma nova série, que começou com "The Gift Wolf", em 2012. 

Vida Pessoal

Pouco antes de o furacão Katrina destruir sua amada Nova Orleans em 2005, Rice havia se mudado para o sul da Califórnia. Mais tarde, ela se mudou para Palm Desert, Califórnia. Ela mesma escolheu 'Anne' como primeiro nome, ao entrar na escola. 
Sua vida é marcada por perdas: sua mãe faleceu em 1956. Foi casada com o poeta Stan Rice por 41 anos, até sua morte em 2002. Sua filha, Michele, nasceu em 1966 e morreu de leucemia em 1972, com a idade de cinco anos. Seu filho, Christopher, agora um romancista, nasceu em 1978.
Anne tem uma fanpage no facebook que é atualizada quase diariamente, com fotos da escritora, dos seus livros e até da sua família. Ela posta sempre as novidades, tanto dos seus livros quanto das adaptações, olha só o que ela postou em ontem: "More news on "Angel Time" and CBS. This is the novel I set at the Mission Inn in Riverside, California." esse link, que dá a notícia de que o livro de Anne - Angel Time, será adaptado para uma possível série, e que ela mesma será a produtora. Correndo pra livraria pra comprar o livro! 
Separei algumas fotos que achei bem legais, mas quem gostar, recomendo dar o like pra página, porque vale a pena! 

Aguentando os loucos na Comic-Con 2013, em San Diego, Califórnia.

Ela e seu marido Stan, no maior style. Só eu que adorei o óculos dela?

Ela (na maior pose vampira), o marido Stan e o filho Christopher, com pose de galã.

Esse Christopher é um galã gente. Só pode.

Ela tem vááários gatos, todos brancos. Esse ou é o Sugarplum, ou o Tum Tum, 
ou a Maribelle, ou o Oberon...

Olha que TU-DO: a história da Cláudia, de Crônicas Vampirescas, em HQ! Quero sim ou claro??

Olha que dor no coração! :( Essa é a filhinha da Anne, Michelle, 
que faleceu de leucemia aos 5 anos.

Que senhorinha simpática! É ela que escreve livros que me deixaram meses conferindo se a porta estava mesmo fechada. Hahaha.

Olha que casal de novela! Stan ta tipo O Poderoso Chefão. E que cabelão mais lindo o dela! *-*

Stan e Michelle. Uma frase define: é de cortar o coração!

Stan simplesmente Lestat. Entendedores entenderão.

Essa é a foto mais recente da page. Anne divando em Lyon. 

Espero que tenham gostado de conhecer um pouquinho mais sobre a nossa querida Anne Rice e que tenham gostado desses novos posts, o próximo episódio de Conhecendo os Escritores é com Sthepen King. Te espero aqui! ;)



fontes:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

[Resenha] Na Natureza Selvagem (Livro & Filme)

Oi, gente! Esse resenha dupla que trago hoje é mais do que especial. Não só pelo livro ou pelo filme em si, mas também por se tratar de uma história real: a vida do jovem Chris McCandless, um leitor voraz e um sonhador que virou mochileiro e um belo dia resolveu largar tudo e explorar o Alasca, vivendo na natureza selvagem. É tão lindo e emocionalmente complexo que é difícil colocar em palavras, mas faço essa resenha simplesmente por que vocês precisam conhecer essa história! Vem comigo ;)

[Resenha] A Insustentável Leveza do Ser - Milan Kundera

Oi, queridos e queridas! Hoje vim trazer uma resenha de um livro muito especial, que é um dos meus preferidos e uma fonte inesgotável de quotes, que fiz questão de postar em imagens bem fofinhas pra vocês.  ♥  Em uma das minhas visitas mensais ao sebo amigo, encontrei essa lindeza e me joguei na leitura sem saber do que se tratava, apenas pela sinopse, que me conquistou logo de cara! A Insustentável Leveza do Ser é um livro pra ser lido e degustado; com aquele tipo de enredo que esconde pequenos e grandes dilemas morais, que nos levam a questionar tudo e a enxergar certas situações e sentimentos com outros olhos. Ou você pode apenas negar tudo isso e acreditar que não passa de um romance meio confuso sobre um casal que enfrenta problemas no relacionamento. Mas eu realmente recomendo que você procure busque a leveza e o peso que Milan Kundera escreve com maestria nesse livro. Uma das leituras mais tocantes que já fiz, e que faço questão de indicar, para que vocês leiam e se e

5º Desafio da Maratona Literária 2.0 - O Elenco Perfeito

Oi, gente! O quinto desafio da Maratona foi uma delícia de fazer!  O desafio é criar o elenco dos sonhos para a adaptação de um livro. A escolha dos personagens foi mais difícil do que a escolha dos atores! São tantos personagens legais que fica até difícil escolher só cinco, e pra isso contei com o principal critério de desempate: minha paixão pelo livro! Hahaha.